PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 15 de setembro de 2012

Trens de passageiros - Ainda é possível sonhar e viajar

Estrada de Ferro Vitória a Minas

O Trem de Passageiros da EFVM é o único que realiza viagens diárias e de longa distância no Brasil. Passando por cidades históricas, às margens do Rio Piracicaba e do Rio Doce, em Minas Gerais, ele chega até as praias do Espírito Santo. A viagem de 664 quilômetros entre Belo Horizonte e Vitória tem duração de 13 horas, aproximadamente.
Para mais conforto e comodidade, o trem conta com carro lanchonete, carro restaurante, vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais e ar-condicionado no carro executivo. O atendimento da equipe de bordo é realizado em todos os ambientes.
O percurso
Todos os dias, dois trens de passageiros circulam pela EFVM. Um sai de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, às 7h, chegando a Belo Horizonte por volta de 20h10. O outro parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30, na capital capixaba. Há também um trem que realiza o percurso entre as cidades de Itabira e Nova Era e faz conexão com os dois trens da linha principal.
Em funcionamento desde 1907, o Trem de Passageiros incentiva o turismo na região e contribui para integrar e desenvolver comunidades. Em 2010, mais de 1 milhão de pessoas foram transportadas nos trens da EFVM.

Estrada de Ferro Carajás


Interior de um vagão da classe Executiva do Trem São Luís - Parauapebas
Interior de um vagão da classe Executiva do Trem São Luís - Parauapebas. Foto: Vale

Responsável pelo transporte de 1.100 pessoas por dia, o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) atende a 23 municípios no Maranhão (MA) e no Pará (PA). Em funcionamento desde 1986, o trem é uma excelente opção. Suas tarifas são até 50% mais baratas que as dos transportes rodoviários e, no período das chuvas, ele é o único meio de transporte de algumas localidades
O Trem de Passageiros possui classes econômica e executiva, além de um carro lanchonete – em baixa temporada – e dois carros lanchonetes – em alta temporada. Para conforto das mães que viajam com crianças, existe um fraldário para a higienização dos bebês.
Na composição há também ambulatório para atendimento de primeiros socorros e um carro PCD, exclusivo para pessoas com deficiência. O carro possui duas alas: uma para cadeirantes e acompanhantes e outra para pessoas com mobilidade reduzida. Ambas com ar condicionado e televisão.
O percurso
O trem parte da Estação Ferroviária de São Luís (MA) com destino a Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas, quintas-feiras e sábados. Às terças, sextas-feiras e aos domingos, realiza o percurso de volta. Só não há viagem na quarta-feira, quando é realizada a manutenção dos carros e locomotivas. Em 2010, o número total de pessoas transportadas foi de 339.790.
Veja na tabela abaixo as principais informações sobre o Trem de Passageiros: preço, horário, estações e pontos de venda.
Fonte - www.vale.com 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Governo federal oficializa verba para metrô de Salvador e Lauro de Freitas

Transportes sobre trilhos

A edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU) traz decreto que oficializa o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas entre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão executadas por meio de transferência obrigatória. O decreto de número 7.804 é assinado pela presidenta Dilma Rousseff e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

JM
Foto ilustração - Jornal da Mídia
O projeto prevê investimento de R$ 3,5 bilhões para conclusão da Linha 1 (até Pirajá) e a implantação da Linha 2 (do Bonocô a Lauro de Freitas).Salvador – A edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU) traz decreto que oficializa o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas entre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão executadas por meio de transferência obrigatória. O decreto de número 7.804 é assinado pela presidenta Dilma Rousseff e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).
O projeto prevê investimento de R$ 3,5 bilhões para conclusão da Linha 1 (até Pirajá) e a implantação da Linha 2 (do Bonocô a Lauro de Freitas), por meio de uma Parceria Púbico-Privada. Parte deste recurso (R$ 1 bilhão) virá do Orçamento Geral da União (OGU), conforme o decreto.
O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, disse que a inserção do metrô no PAC Mobilidade Grandes Cidades é estruturante para a capital baiana. “Por meio do PAC Mobilidade, teremos ainda um financiamento no valor de R$ 600 milhões para a implantação do metrô neste grande centro urbano, que é a cidade de Salvador”, disse Costa.
A consulta pública que agrega sugestões e críticas ao empreendimento termina na próxima quinta-feira, dia 20. O Sistema Metroviário contará com 20 estações e 36,4 quilômetros de extensão, atendendo diretamente a população de Salvador e Lauro de Freitas, e beneficiando indiretamente a toda a Região Metropolitana.
Fonte - Jornal da Mídia 14/09/2012

Matriz ideal teria 35% de ferrovias, diz Perrupato

Ninguém segura mais esse "Trem"

Foto - Ilustração
 Agência Estado
A matriz ideal de transportes para o País nos próximos 10 anos, ou seja, em 2023, seria formada por 35% de ferrovias e 29% de rodovias. A avaliação foi feita nesta quinta-feira pelo secretário de Política Nacional do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato. Os demais ficariam por conta de outros modais, como hidrovias, por exemplo.
De acordo com ele, esta é a composição da matriz de transportes a que o Brasil deverá chegar até 2023 se for mantido o fluxo de investimentos programados. Isso significa dizer que nos dois modais principais, a ferrovia terá que subir de uma participação atual de 25% no total para 35% até 2023 enquanto que as rodovias, que hoje beiram os 60%, deverão cair para 29% da matriz mesmo com os investimentos
Perrupato destacou que boa parte dos investimentos previstos para as rodovias será destinada à ampliação e duplicação da malha já existente e não só para a construção de mais estradas.
Sobre as críticas comuns de que o Brasil é um país "rodovianista", o secretário disse que são erradas. "É errado dizer isso porque no Brasil a malha rodoviária não chega a 300 mil quilômetros se juntarmos todas as jurisdições", rebateu o secretário, lembrando que nos Estados Unidos a malha rodoviária é de 1,5 milhão de quilômetros. "Se comparar com o Brasil chega a ser ridículo", afirmou.
Fonte - Revista Ferroviária 13/09/2012

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Consórcios querem participar de mais de uma etapa do TAV

Valor Econômico
Foto ilustração
A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) avaliará se vai permitir que as empresas do consórcio vencedor da primeira etapa da licitação do trem-bala possam participar também das próximas etapas, que incluem a elaboração do projeto executivo e a construção da infraestrutura ferroviária.
Essa foi uma demanda apresentada pelo diretor de mercados internacionais da Ferrovie Italiane, Giovanni Rocca, durante a audiência pública para discutir as minutas do edital de concessão do trem-bala, referente à primeira etapa d processo: operação, manutenção do sistema e transferência de tecnologia.
Roberto Dias David, representante da ANTT, explicou que atualmente o texto impede que as empresas pertencentes ao consórcio vencedor da primeira fase e as companhias subcontratadas por estas participem das próximas etapas, mas que o pedido será avaliado. As subcontratadas, segundo ele, são empresas que não fazem parte do consórcio e que terão sua experiência usada para preencher os requisitos exigidos de participação no edital, como tempo de prestação de serviço.
David disse ainda que o governo estuda como serão feitas as outras duas etapas do processo de implantação do trem-bala que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. “As demais etapas do projeto de implantação ainda não têm definição [de data] para apresentação”, mas por enquanto o governo se compromete a realizá-las [projeto executivo e construção da infraestrutura].
O representante da ANTT explicou que essas demais fases dependem do resultado da primeira, que definirá a tecnologia a ser usada na implantação do trem-bala. “Sem isso, não é possível fazer o projeto executivo”, que deverá considerar também túneis, pontes e viadutos.
O representante da empresa italiana informou que a Ferrovie opera cerca de mil quilômetros de linhas de alta velocidade em seu país, e que em dois anos terá mais um trecho de 200 quilômetros em funcionamento. Segundo ele, a companhia comprou 50 trens de alta velocidade que chegam a 360 km/h. As unidades serão fabricadas pela Bombardier e outras empresas.
Empresários pedem datas mais precisas
Empresários que participaram da audiência pública sobre o edital do trem-bala pediram que prazos estabelecidos pelo governo sejam mais específicos para que os interessados na licitação possam calcular melhor os custos e financiamentos, disse Herbert Resende, diretor da área de infraestrutura da Indra, companhia espanhola no Brasil. Ele citou como exemplo o prazo de conclusão da primeira parte da infraestrutura, estabelecido para 2016.
Roberto Dias David, representante da ANTT, afirmou que as datas são “para dar uma ideia” e que o órgão vai avaliar a proposta de colocar prazos mais precisos.
Representantes do consócio japonês interessado no trem-bala disseram que o grupo, que inclui empresas como Hitachi, Mitsubishi e Toshiba, deve apresentar sugestões ao edital de uma só vez numa data futura.
A ANTT explicou que as propostas apresentadas na audiência pública serão avaliadas e, se aceitas, modificarão o edital de licitação de operação do trem-bala, previsto para ser publicado em 31 de outubro.
Mais seis audiências serão realizadas até 21 de setembro. Todas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A sessão desta terça-feira ocorreu em Brasília (DF).

Fonte - Revista Ferroviária 11/09/2012 

O Trajeto dos ônibus em SP

Bus São Paulo - Foto Pregopontocom
(E Salvador... com os mesmos problemas)

Folha de S.Paulo
*José Luiz Portella Pereira
Quando se fala do tempo gasto pelas pessoas para chegarem ao trabalho, a ideia é apontar o trânsito como o grande culpado. Ele tem grande influência, mas não é o único responsável.
O trajeto dos ônibus em São Paulo é quase sempre irracional. (Leia-se em Salvador também) Feito para demorar mais do que seria necessário. São longos e tortuosos percursos, passando muitas vezes por ruas estreitas, aumentando o tempo da viagem. Pior ainda é que não se ligam a trem e metrô, de modo a otimizarem o deslocamento.
Bus Salvador -Foto Pregopontocom
O foco não está no deslocamento das pessoas, mas no melhor percurso para o ônibus.
Ninguém sai de casa para andar de metrô, de trem, de ônibus. O grande objetivo é chegar ao destino no menor tempo possível. Logo, o sistema de transporte deve ser pensado como um todo que se articule da melhor forma para realizar as viagens demandadas.
De onde partem as pessoas e para onde elas querem ir é o que importa. O sistema deve atender diretamente esses desejos. Deve adaptar-se a isso e não o contrário.
Linhas de ônibus que estão próximas de linhas de metrô ou de trem fazem voltas e voltas, percorrem um trajeto maior e acabam deixando as pessoas em estações mais sobrecarregadas do sistema sobre trilhos, como a estação Itaquera, do metrô, onde já existe um terminal bastante carregado.
Além do desconforto, o tempo de viagem aumenta, pois a concentração em determinadas estações aumenta o tempo de embarque. Quer dizer, além do trânsito em si, bastante carregado, acrescenta-se um trajeto mais longo.
A linha 213C (Itaim Paulista - Jd. Califórnia) é um exemplo.
Tratar cada modo de transporte separadamente é a origem dessas incoerências. Metrô, ônibus, carro, táxi, bicicleta fazem parte de um sistema só. Que, por isso, deve ser operado por um gestor apenas: a chamada Autoridade Metropolitana de Transporte.
Uma mudança nos trajetos dos ônibus diminuiria imediatamente o tempo gasto nas viagens. Acrescida de uma nova ligação planejada com o transporte sobre trilhos em estações sem concentração indevida, teria sucesso ainda maior.
O trânsito não irá mudar da noite para o dia. Tampouco os congestionamentos desaparecerão. Só um conjunto ousado de medidas diminuirá o comprimento das filas. Que em São Paulo podem ser reduzidas em 30%, em cerca de três anos.
Mas esse conjunto não necessita ser implantado simultaneamente. A mudança de trajeto dos ônibus pode ser implantada logo. Teria efeito benéfico imediato que quase todos iriam perceber rapidamente.
Algumas soluções estão mais próximas do que se pensa. Aplicá-las, além de melhorar a vida das pessoas, serviria de estímulo para acreditarmos que a cidade tem jeito.
*José Luiz Portella Pereira, 58, é engenheiro civil especializado em gerenciamento de projetos, orçamento público, transportes e tráfego. Foi secretário-executivo dos Ministérios do Esporte e dos Transportes, secretário estadual dos Transportes Metropolitanos e de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo e presidente da Fundação de Assistência ao Estudante. Formulou e implantou o Programa Alfabetização Solidária e implantou o 1º Programa Universidade Solidária.

Fonte - Revista Ferroviária 13/09/2012

São Luís começa a receber VLTs

VLT Bom Sinal
São Luís, capital do estado do Maranhão, conheceu na manhã do dia 5 de setembro as primeiras unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo implantado pela prefeitura. Os VLTs estão sendo fabricados pela Bom Sinal, com sede na cidade de Barbalha (CE).
O projeto total prevê sete linhas com sete VLTs trabalhando em cada uma. Atualmente a cidade vê as obras da Linha 1 (Centro - São Cristóvão), que terá uma extensão 13 km e irá até as imediações do aeroporto, passando pelas avenidas dos Africanos e Franceses.
O primeiro trecho de 5 km, que vai até o Bairro de Fátima, na avenida dos Africanos, deve ser finalizado até o fim deste ano. Já foram concluídas as obras no trecho entre o Terminal da Praia Grande e o Mercado do Peixe, cerca de 800 metros.
De acordo com o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, em breve, serão iniciados os testes com o VLT na via. “Faremos os testes estáticos (via permanente) e dinâmicos (veículo)”.
Algumas desapropriações deverão ser feitas no percurso do Mercado do Peixe, além de um posto de gasolina, o secretário afirmou que essas questões já foram resolvidas
Com capacidade máxima para 400 pessoas, os VLTs serão compostos por dois e quatro carros, constituídos de truques motores e duas cabines de comando. A motorização do VLT é à diesel. Ele tem movimentação bidirecional (duas direções). Em cada cabeceira, haverá um motor.
Fonte - Revista ferroviária 12/09/2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Metrô de Salvador / Lauro de Freitas é apresentado em Madri ( Espanha )

clique para baixar o Edital
Foto divulgação Sedur

Ninguém segura mais esse "Trem" 

O governo da Bahia apresentou nessa quinta-feira (6/9), em Madri (Espanha), para mais de 100 executivos de 71 empresas da área de infraestrutura, o projeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
O evento, na sede da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), faz parte da missão internacional, liderada pelo governador Jaques Wagner, que se estenderá a Singapura e Abu Dhabi (Emirados Árabes), na Ásia, em busca de parcerias para as obras de mobilidade urbana.
A licitação da Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema Matroviário despertou o interesse dos empresários espanhóis, que virão à Bahia em novembro de 2012, segundo informou o diretor de Relações Internacionais da CEOE, José Garcia-Morales.
Os espanhóis conheceram o projeto do Sistema Metroviário e o detalhamento dos procedimentos e critérios que serão adotados na licitação da PPP, bem como características da sua implantação e operação, que irão melhorar a mobilidade urbana em Salvador e Região Metropolitana.
Os integrantes da missão internacional também destacaram outras oportunidades de investimentos em todo o estado, com destaque para projetos estaduais e federais de infraestrutura.
Nesta sexta-feira (7), a missão internacional visita o Metrô e o Centro de Emergência de Madri, e participa de reuniões com empresas espanholas de infraestrutura. Os próximos eventos serão realizados em Singapura e Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.
O retorno do governador para Salvador está previsto para o dia 13.
Fonte -  Tribuna da Bahia   07/09/2012

Porto Alegre lança manifesto de interesse para metrô

Ninguém segura mais esse "trem"

Foto: Divulgação/PMPA
 Correio do Povo  09/09/2012 
A prefeitura de Porto Alegre lançará, nesta segunda-feira, a proposta para finalização do projeto do Metrô de Porto Alegre. O prefeito, José Fortunati apresentará detalhes dos objetivos de implantação em ato no Salão Nobre do Paço Municipal, às 14h. A intenção é que a licitação para desenvolvimento do projeto primeiro trimestre do ano que vem.
A partir do evento desta segunda, o governo municipal espera receber estudos de empresas atuantes no mercado para complementar o projeto técnico do Metrô com as novas tecnologias disponíveis para transporte coletivo. Após a seleção, o projeto final será apresentado em audiência pública prévia à publicação do edital para contratação da obra e da operação do serviço.
O metrô de Porto Alegre tem orçamento inicial previsto em R$ 2,4 bilhões. O projeto prevê investimento de R$ 600 milhões da prefeitura, R$ 300 milhões do governo do Estado e R$ 1 bilhão da União. O montante inclui ainda R$ 265 milhões em isenções de tributos municipais e estaduais e R$ 323 milhões originários de financiamento privado.
O Metrô será integrado ao sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit), em implantação nas avenidas Bento Gonçalves, Protásio Alves, João Pessoa e Padre Cacique, além da conexão com a rede metropolitana de transporte, principalmente ligando as cidades de Cachoeirinha, Alvorada e Gravataí.
Projeto - A primeira fase, estimada em 14,8 quilômetros e 13 estações, compreende as avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e av. Borges de Medeiros. O projeto considera uma tecnologia de transporte segregada do sistema viário, chamada de “Metrô Leve”, apontada como a melhor escolha para atendimento da demanda de Porto Alegre.
A operação atenderá diariamente um público médio de 310 mil passageiros, ampliando a oferta de transporte público e estimulando a redução do transporte individual. Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.

Fonte - Revista Ferroviária 09/09/2012

domingo, 9 de setembro de 2012

Metrô de Salvador

A chegada dos trens
Desembarque dos três primeiros trens do Metrô de Salvador em 7 de Novembro de 2008
Desembarque dos três primeiros trens do Metrô de Salvador em 7 de Novembro de 2008
                                 Fotos: Aristeu Chagas - Agecom

Em 7 de Novembro de 2008, foram desembarcados no porto de Salvador os três primeiros trens do Metrô de Salvador, totalizando 12 vagões.
Em 19 de Janeiro de 2009, foram desembarcados os outros três trens, completando a encomenda de seis trens-unidade elétricos (TUEs), no total de 24 vagões.
De acordo com o modelo "tripartite" estabelecido no início do projeto — divisão de responsabilidades entre os governos federal, estadual e municipal —, os trens foram encomendados pelo governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia - Conder.
Foram fabricados pela empresa Rotem (Coreia) e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda. A capacidade de cada trem-unidade elétrico (TUE) de quatro vagões é de 1.250 passageiros, com ar condicionado e isolamento acústico.
Como não estava concluído o pátio auxiliar de manutenção do metrô — assentamento dos trilhos e instalação do sistema de energia, itens de responsabilidade da prefeitura —, os trens foram lervados para o Porto Seco Pirajá [Estação Aduaneira do Interior (Eadi/Salvador), localizada no CIA-Sul], onde permaneceriam armazenados, às custas do governo estadual, até ser possível a entrega para a realização dos testes.
                                       Fotos: Aristeu Chagas - Agecom
Vagão do Metrô de Salvador, parcialmente exposto para fotografia

Trens do Metrô de Salvador, ainda protegidos por plásticos, aguardando transferência e armazenagem

Veja mais Fotos Clik Aqui -
 Pregopontocom mais
Fonte - CENTRO OESTE Brasil