PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

3ª Audiência pública do sistema Metroviário Metropolitano de Salvador realizada na CMS



Mais uma vez a cidade de Lauro de Freitas demonstra um maior interesse  pelo projeto de mobilidade urbana que engloba Salvador e RMS com o comparecimento da prefeita daquela cidade e alguns membros da sua equipe a audiência pública realizada hoje no auditório do centro cultural da CMS

A 3ª audiência publica relativa a implantação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas aconteceu hoje,sexta feira 24/08,no auditório do Centro Cultural da Câmara de vereadores de Salvador.A abertura da audiência ficou a cargo do presidente da Câmara, o vereador Pedro Godinho e posteriormente os trabalhos foram conduzidos pelo Ver.Jorge Jambeiro,presidente da comissão de transportes da CMS.Como sempre aconteceu nas audiências anteriores fizeram uso da palavra o  secretário de Desenvolvimento Urbano,Cícero Monteiro que destacou a importância da parceria do Governo do Estado com as Prefeitura  e a câmara da vereadores de Salvador.O mesmo destacou ainda a atenção dada à mobilidade urbana na cidade,com recursos da ordem de R$ 3,5 bilhões direcionados ao sistema metroviário, e a construção da  Via Expressa que tem previsão de entrega para fevereiro do próximo ano. Logo após a exibição do vídeo institucional  o Chf. de Gabinete da Sedur o Sr. Eduardo Copello proferiu uma palestra explicativa sobre os termos da parceria público-privada (PPP) para a implantação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas onde apresentou o modelo da licitação,a forma  de contratação da empresa ou consorcio que ira construir e operar todo o sistema incluído também a linha 1. Esteve também presente ao evento a Prefeita Moema Gramacho de L.de Freitas demonstrando total interesse e sintonia com esse projeto tendo ressaltado na sua fala a importância do mesmo para as duas cidades,além de rebater criticas quanto ao questionamento da necessidade do metrô chegar até L.de Freitas.Afirmou que trabalhou e se empenhou muito para isso,e que tudo foi conquistado as custas de muito trabalho e competência,aliais ao contrario como sabemos da prefeitura de Salvador e da grande  maioria dos vereadores da CMS,exceto um pequeno grupo da bancada de oposição,trabalharam contra esse projeto durante todo o tempo e ainda teima em resistir a ele.Ao contrário da prefeita de Lauro de Freitas o prefeito de Salvador que não demonstra o menor interesse por esse assunto e muitos outros de relevante importância para a nossa cidade,não compareceu ao evento,não enviou nenhum representante e nem sequer os "ditos técnicos" da Setin  se deram ao trabalho de aparecer por lá dar e da o ar da sua graça.Pela CMS estiveram presente alguns poucos vereadores da situação e os vereadores da oposição,Vânia Galvão,Aladilce,Marta Rodrigues e Gilmar Santiago.Mais um vez o vereador Jorge Jambeiro na sua fala repetiu novamente o seu velho e cansativo discurso vazio defendendo  o pacote do SETPS chamado de projeto "RIT" recheado com BRTs numa clara demonstração da sua visão equivocada sobre o assunto.A vereadora Vânia Galvão durante sua fala rebateu os frágeis argumentos do vereador Jambeiro ressaltando a importância desse projeto para melhoria substancial e qualitativa dos graves problemas de Mobilidade urbana enfrentados atualmente pela população da cidade de Salvador e RMS ( L.de Freitas).Como sempre na segunda metade do evento a palavra foi franqueada aos presentes,representantes de associações de bairros,movimentos sociais,outras entidades e o publico presente, que se inscreveram previamente para tal.Todos os questionamentos foram devidamente respondidos pelo Sr. Eduardo Copello que não se furtou em dar explicações, até repetidas vezes sobre o mesmo assunto.Mais uma vez estivemos presentes representando o Movimento Salvador Sobre Trilhos/Pregopontocom e além de fazer o uso da palavra ao final do evento entregamos ao Sr.Eduardo Copello da Sedur e ao representante da Fundação Coppetec,Sr. Rômulo Orrico  copias do  nosso trabalho com sugestões para a mobilidade em Salvador, escrito e já publicado nesse Blog com o titulo "MOBILIDADE URBANA Soluções Viáveis em Salvador".Presentes também ao evento estiveram o secretário estadual da Fazenda, Carlos Alberto Petitinga; a diretora de Mobilidade Urbana da Sedur, Ana Cláudia Nascimento; o procurador Paulo Moreno, representando a Procuradoria Geral do Estado; o representante da Sedur, Rogério Princhak; e o representante da Fundação Coppetec, Rômulo Orrico. Infelizmente mais uma vez comparecimento da população da cidade em uma audiência pública realizada em Salvador,dada a relevância do assunto,não foi a esperada ficando muito aquém do interesse e do comparecimento da população de Lauro de Freitas que ao contrário lotou o Cine Teatro onde foi realizada a mesma naquela cidade,com uma participação ativa de todos.

Teleférico do Alemão ultrapassa a marca de 3 milhões de pessoas transportadas

A grande imprensa não se interessaram pela notícia. Por quê?
Jornal do Brasil
O teleférico do Complexo do Alemão acaba de superar a marca de 3 milhões de passageiros transportados. O expressivo número de embarques foi atingido na segunda semana deste mês, pouco depois de o primeiro sistema de transporte de massa por cabo do país completar um ano de funcionamento.
Inaugurado no dia 7 de julho de 2011, o teleférico é fruto de intervenções do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na comunidade.
– O sucesso do Teleférico é comprovado através da marca de 3 milhões de embarques realizados ao longo deste primeiro ano de operação. O transporte por cabos está se mostrando uma importante ferramenta de mobilidade dentro das comunidades do Alemão. A eficiência do sistema está sendo levada, inclusive, para outras regiões do Rio, a fim de ampliar a capacidade de deslocamento de nossa população – disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.
Segundo a SuperVia, a meta é aumentar o número de transportados de 10 mil para 15 mil por dia até dezembro.
– Acompanhamos as mudanças que têm sido implementadas para a melhoria na qualidade de vida e na cidadania local. Este número é a prova de que, por meio da eficiência do serviço oferecido, conquistamos a população e fidelizamos os passageiros para este sistema, que é pioneiro no Brasil – afirmou o diretor de operações do Teleférico do Alemão, Luiz de Souza.
Para a comunidade, o teleférico representa economia de tempo e dinheiro. Usuária do sistema, a dona de casa Maria das Dores Barbosa disse que diminuíram os gastos no transporte dos filhos até a escola. Moradores do Morro do Adeus, eles vão diariamente até a estação Itararé para estudar.
– Antes do teleférico, eu tinha que pagar R$ 360 por mês de transporte escolar para eles, porque a distância é longa. Hoje, gasto pouco mais de R$ 60 mensais para nós três irmos juntos, e levamos, no máximo, 20 minutos para chegar ao destino final – disse a dona de casa, que é mãe de Valéria, de 18 anos, e Isaías, de 14.

Fonte -  APOSENTADO INVOCADO   23 de agosto de 2012

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

V BRASIL NOS TRILHOS 2012

Será em Brasilia nos próximos dias 4 e 5 de Setembro



21/08/2012 - ANTF

Faltam 13 dias para o V Brasil nos Trilhos 2012 - maior evento ferroviário do País, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro de 2012, em Brasília. As inscrições para as palestras estão abertas e são gratuitas. Faça já sua inscrição e garanta sua vaga!!
Dia 4 de Setembro
Manhã - Oficinas de Trabalho
As oficinas de trabalho do V Brasil nos Trilhos têm como objetivo trocar informações e experiências sobre a complexidade da dinâmica de todas as áreas que envolvem o setor ferroviário para, ao final, apresentar um plano de ação com pontos definidos nas seguintes frentes: gente, tributário – contábil, patrimônio, suprimentos, meio ambiente e operacional.
9h00 - 12h00
Oficina Gente: Capital Humano
A Nova Geração Ferroviária: Principais Desafios, Necessidades, Treinamento e Capacitação em Novas Tecnologias
• As necessidades do setor e o perfil do profissional ferroviário
• Capacitação e geração de empregos: buscar soluções para suprimento da mão de obra
Moderadores:
Juliana Morgado, Assessora Técnica, ANTF
Tarcísio Horn Jacó, Gerente de RH, TLSA
Oficina Tributário-Contábil
Os Impactos Financeiros na Estrutura Fiscal do Setor Ferroviário
• Tributos e burocracia
• Soluções visando a diminuição de tempo e custos na operação e produtividade das ferrovias
Moderadores:
Juliano Dian, Assessor Técnico, ANTF
Silvana Santos, Gerente Geral de Controladoria, MRS
Oficina Patrimônio
A Gestão do Espólio da Rede Ferroviária Nacional
Moderadores:
Ellen Martins, Assessora Técnica, ANTF
Sergio Carrato, Gerente Geral de Regulação e RI, MRS
Oficina Suprimentos-Meio Ambiente-Operações
Novas Tecnologias e Oportunidades para Aumentar a Produtividade, Reduzir Custos e Melhorar Processos
• O uso da tecnologia para maximizar as operações e produtividade
• Inovações Tecnológicas em prol do Meio Ambiente e produtividade operacional
Moderadores:
Cláudio Zillig Godtsfriedt, Ger. de Licenc. Ambiental da Logística, Vale
Abel Passagnolo, Engenheiro de Transportes, Ferrovia Tereza Cristina
Tarde
14h00 - 15h00 - Abertura Solene do V Brasil nos Trilhos
Palestrantes convidados
A Importância do Processo de Integração da Malha Ferroviária para o Aumento da Eficiência da Produção Nacional
Michel Temer - Vice-Presidente - Presidência da República (A confirmar)
O papel do Congresso Nacional para com o Setor de Transportes
José Sarney - Presidente do Senado Federal
Os 15 Anos das Concessões Ferroviárias no Brasil: O Passaporte para a Competitividade e Desenvolvimento de um País Continental
Paulo Sérgio Passos - Ministro - Ministério dos Transportes
A Importância da Formação de Mão de Obra Qualificada para o Setor Ferroviário Brasileiro: Ações, Programas e Desafios a Serem Enfrentados.
Aloizio Mercadante - Ministro - Ministério da Educação
A Gestão Ambiental no Setor Ferroviário Brasileiro:
Sustentabilidade, Licenciamento Ambiental e Requisitos
Izabella Teixeira - Ministra - Ministério do Meio Ambiente - (Representada pelo Secretário-Executivo, Francisco Gaetani)
A Relevância do Transporte Ferroviário de Passageiros para Dirimir os Desafios de Mobilidade Urbana nos Grandes Centros Urbanos: O Papel Estratégico do Ministério das Cidades
Aguinaldo Ribeiro Ministro - Mistério das Cidades
(Representado pelo Secretário-Executivo, Alexandre Cordeiro Macedo)
A Visão da Confederação Nacional dos Transportes sobre o Modal Ferroviário no Brasil: Programas, Incentivos e Análises
Clésio Andrade - Presidente - Confederação Nacional dos Transportes
15h00 Overview e Perspectivas do Setor Ferroviário Brasileiro sob a Ótica da Iniciativa Privada: O que esperar entre 2012 e 2014
Eduardo Parente, Presidente, MRS Logística e do Conselho da ANTF
15h30 Análise da Ferrovia de Carga no Mundo: Melhores Práticas, Modelos Regulátorios e Lições Aprendidas e A Expansão da Malha Ferroviária no Brasil
José Eduardo S. Castello Branco, Diretor-Presidente, VALEC
Carlos Campos Neto, Coordenador de Infraestrutura Econômica, IPEA
Douglas Finardi Ferreira, Coordenador-Geral de Mercado Doméstico, na Secretaria de Comércio e Serviços, MDIC
Painel Econômico com Palestras
17h00 A Importância das Ferrovias para o Desenvolvimento Econômico Brasileiro: Escoamento,Transporte Competitivo, Políticas Públicas e Investimentos
Marcelo Perrupato, Sec. de Política Nacional de Transportes, Ministério dos Transportes
Tufi Daher, Presidente, Transnordestina Logística
General Jorge Fraxe, Diretor Geral, DNIT
Moderador: Guilherme Barros- Jornalista Econômico IstoÉ Dinheiro
Painelistas:
Benony Schmitz Filho, Presidente, Ferrovia Tereza Cristina
Paulo Resende, Professor, Fundação Dom Cabral
José Eduardo S. Castello Branco, Diretor-Presidente, VALEC
Eduardo Parente, Presidente, MRS Logística e do Conselho da ANTF
Pedro Almeida, Diretor de Relações Institucionais, ALL
18h30 A Visão da Política de Transportes: Como Superar Gargalos e Avançar no Fortalecimento da Logística Nacional
Aécio Neves, Senador da República, Senado Federal (A confirmar)
Bernardo Figueiredo, Presidente, EPL (A confirmar)
19h30 Coquetel
20h00 Jantar V Brasil nos Trilhos com Homenagens e Entrega dos Prêmios de Jornalismo e Fotografia ANTF (para convidados)
Dia 5 de Setembro
08h30 Painel Estratégico: Transporte de Passageiros
O Futuro do Transporte Metroferroviário nas Grandes Capitais Brasileiras: Perspectivas e Investimentos
Visão METRÔ
Joubert Flores, Presidente, ANPTrilhos
Visão Trens Regionais
Jurandir Fernandes, Sec. Estadual dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo
Júlio Lopes, Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro
Martha Martorelli, Analista de Infraestrutura, Ministério das Cidades (A confirmar)
Paulo Cesena, Diretor-Executivo, Odebrecht Transport
Visão Trem de Alta Velocidade
Hélio Mauro França, Superintendente Executivo, ANTT
 10h30 Painel Estratégico e Palestras: Futuro das Ferrovias
O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências
Marcos Costa, Diretor de Serviços e Tecnologia, ALL
Maurício Muniz, Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Moderador: George Vidor – Comentarista econômico da Globonews
Paulo Fleury, Presidente, ILOS
Luiz Antonio Fayet, Consultor, CNA
Bruno Batista, Diretor Executivo, CNT
José Henrique Alves, Diretor-Geral, MANSERV Logística
Ivo Borges, Diretor Geral em Exercício, ANTT
12h30 Almoço *
 14h00 A Relevante Atuação do BNDES, Ibama e a Indústria para a Evolução do Setor Ferroviário no Brasil:
Histórico de Investimentos, e Aportes Futuros e Licenciamento Ambiental
Roberto Zurli Machado, Diretor de Infraestrutura, BNDES
Gisela Damm Forattini, Diretora de Licenciamento Ambiental (Dilic), IBAMA
Vicente Abate, Presidente, ABIFER
15h00 A Evolução do Setor Ferroviário Brasileiro nos Últimos 15 Anos: Conquistas, Avanços e Desafios a Serem Enfrentados
Rodrigo Vilaça, Presidente-Executivo, ANTF
15h30 Painel Intermodalide e Palestras Especiais
O Papel Estratégico das Ferrovias para a Implementação da Intermodalidade no Brasil
José Alberto Ribeiro, ANEOR
Guilherme Quintella, Presidente, Contrail
Moderador: Pedro Moreira, Presidente, ABRALOG
Luís Henrique Baldez, Presidente, ANUT
Fernando Simões, Diretor Presidente, Grupo JSL (A confirmar)
José Luís Demeterco Neto, Diretor-Presidente, Brado Logística
Júlio Fontana Neto, Presidente, Rumo Logística
17h30 Encerramento do V Brasil nos Trilhos
A União das Forças do Governo e Iniciativa Privada para Fomentar a Atuação das Ferrovias no Modelo de Transportes no Brasil: Planos e Perspectivas
Dilma Rousseff, Presidenta, Presidência da República (A confirmar)
Miriam Belchior, Ministra, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Gleisi Hoffmann, Ministra-Chefe, Casa Civil (A confirmar)
* Almoço por adesão no valor de R$ 54,00
Fonte - Revista Ferroviária  21/08/2012

Imagens revelam agressão a militares dentro de alojamento militar em Belém (PA)




Imagens gravadas dentro de um quartel da aeronáutica, em Belém (PA), mostram trotes que seriam ordenados por sargentos e aplicados a candidatos ao grupo de operações especiais da Força Aérea. A Comissão Nacional de Direitos Humanos diz que o caso será investigado. Fonte - R7.com Jornal da Record 23/08/2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

VLT de Cuiabá - Porque tanta resistência???!!




Fazendo uma breve reflexão conseguimos imaginar a Cidade de Cuiabá no meio de um fogo cruzado entre forças antagônicas. Dessa  forma então enxergamos esta cidade apenas como o cenário de uma disputa, e não como o  objetivo principal ou um trunfo a ser alcançado.O alvo é bem maior e não estar restrito apenas a Cuiabá.
Então vejamos :
Se  Cuiabá consegue implantar um sistema de VLT com sucesso e com bons resultados para a cidade e a sua população,que diga-se de passagem anda impaciente e ansiosa por ele, passará a ser uma grande vitrine para todo o Brasil,principalmente para as cidades do seu porte com um pouco mais ou  pouco menos de um milhão de habitantes,e isso poderá fazer crescer o interesse de muitas delas por esse moderno e limpo e promissor sistema de transportes sobre trilhos em regiões de tráfego urbano.Talvez esteja ai o grande problema,diríamos o grande  X da questão,todo o lobby do sistema rodoviário sentiria o golpe, distribuidores de pneus,distribuidoras  de combustível,setores de autopeças,fabricantes de chassi e carrocerias de ônibus,donos de ônibus,e até políticos que caem nas graças dos pneus e dão lá também a sua "ajudinha" para todos eles.Inicialmente o baque não será tão grande mais se a moda pega,ai sim começará a fazer uma grande diferença,não só pela diminuição da grande e excessiva quantidade de ônibus que circulam nos centros urbanos como também a migração do usuário do transporte individual para os sistemas de VLTs onde com toda a comodidade se sentirão mais seguros,com conforto,e com viagens mais rápidas num veículo ( bonde) centenário mais extremamente moderno e com uma vistosa economia refletido nos seus bolsos.Cuiabá não é o objetivo mais apenas o cenário onde se inicia uma grande disputa,"um cenário de guerra",diria-mos, guardadas as devidas proporções.Revendo os argumentos utilizados para o embargo das obras do VLT em Cuiabá,alem dos supostos problemas alegados com a licitação, encontramos também o questionamento  de que a obra não ficará pronta para a Copa de 2014!!!!!! sendo assim,será então o resultado desse projeto um simples parque de diversões  que após o evento da Copa desmontara as suas tralhas e seguirá  viagem para outras bandas???? ou será um grande legado que ficará para a cidade e a sua população que passará a contar com um moderno sistema de transporte atrativo,eficiente e não poluente,agregando um enorme valor a paisagem Urbana da cidade pelos próximos 30 anos.Indo por esse viés,porque então  o Monotrilho da cidade de São Paulo,também estimado para a Copa de 2014 mais que como o VLT de Cuiabá não ficará integralmente pronto até a realização da mesma não recebe o mesmo tratamento e com a mesma severidade???!!Onde está a diferença??? Não sou eu apenas que digo,mais isso é um consenso entre todos que militam por essa seara dos trilhos,Metrôs andam por baixo do solo,Monotrilhos engarapitados em cima dos seus elevados,e dessa forma não competem com os ônibus.Já o VLT por ser um veiculo urbano compete diretamente com os "buzus" com uma larga vantagem sobre os mesmos.Talvez esteja ai a raiz de tudo e de todo esse embrolho cansativo que envolve a cidade de Cuiabá já a um bom tempo.Será então  numa visão pessimista,o prenuncio de uma longa e arrastada batalha????? ou com todo nosso grande otimismo, porque os trilhos nos empolgam,o prenuncio de uma virada e de dias melhores que virão?????...Ser ou não ser,eis a questão.....

Veja Mais
Maggi espera que denúncia do VLT 'seja falsa' e quer mudar RDC para obra não 'ter acordos'- VLT de Cuiabá
Cresce suspeita de lobby contra VLT de Cuiabá
Audiência sobre VLT de Cuiabá será nesta quinta-feira

Maggi espera que denúncia do VLT 'seja falsa' e quer mudar RDC para obra não 'ter acordos'- VLT de Cuiabá


Foto: Lucas Bólico - OD
Senador Blairo Maggi 

Da Reportagem local - Jonas da Silva 
O senador licenciado Blairo Maggi (PR) espera que sejam falsas as denúncias de fraude na licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), feita pelo ex-assessor do governo Rowles Magalhães Pereira da Silva, pois elas poderão atrasar a obra do modal. Ao mesmo tempo, se for confirmada a fraude, o parlamentar avalia a necessidade de mudar o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para não permitir "acordos e acertos" de corrupção em o bras públicas.
O RDC foi aprovado para acelerar as obras da Copa do Mundo de 2014 nas 12 cidades-sede do evento, após muita discussão e polêmicas entre parlamentares no Congresso Nacional.
"Vejo como todos estão vendo, com sentimento de que se algo está errado, vai ser ruim para a cidade e o Estado", disse Maggi na visita à Arena Pantanal em Cuiabá com o candidato Mauro Mendes (PSB) nesta terça-feira. "Espero que não passe de denúncia vazia, não sei se é ou não", afirma. "Todo mundo não gostou de ouvir isso. Poderíamos ter passado sem esse tipo de situação. Não sei se são falsa ou não. Espero que sim", lamenta.
"Não conheço a forma como foi feita a condução desse proceso. É um processo novo, não sei como funciona o RDC. A forma como foi concebido, não era para permitir esse arranjo final. No RDC você faz a obra e entrega com chave na mão", explica. "Agora, se esse modelo também é passível de acordos e acertos, nós no Congresso vamos ter que fazer mudança", propõe. 

O senador licenciado afirma que é necessário aguardar a investigação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal sobre a existência ou não de fraude na licitação para saber se a denúncia procede ou não, para depois, aí sim, "fazer um pente fino dentro do processo para fazer a mudança".

O MP abriu procedimento específico para apurar as denúncias do ex-assessor especial do vice-governador Chico Daltro (PSD), exonerado do cargo pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e o vice nesta terça-feira, conforme publicado no "Diário Oficial do Estado". Rowles falou em pagamento de propina de R$ 80 milhões para o grupo empresarial vencedor da licitação.

Na semana passada, o juiz federal Juliera Sebastião da Silva, autorizou a continuidade da obra do VLT após os Ministérios Públicos Estadual e Federal argumetarem fraude no procedimento de escolha do modal. Uma decisão provisória (liminar) havia sido concedida pela mesma Justiça Federal no dia 7 deste mês.
Fonte  - Olhar Direto ( Cuiaba)  21/08/2012

Veja Mais - 
VLT de Cuiba - Porque tanta resistência???!!
Cresce suspeita de lobby contra VLT de Cuiabá
Audiência sobre VLT de Cuiabá será nesta quinta-feira

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Audiência Pública - A 2 ª do sistema metroviário realizada em Lauro de Freitas

              clique para baixar o Edital 

Foi realizada hoje (20/08/2012) pela manhã em Lauro de Freitas,no Cine Teatro Lauro Freitas   ( Câmara de Vereadores e Prefeitura Local )  a 2ª audiência pública do sistema metroviário de Salvador / Lauro de Freitas para apresentação do projeto,debates  e colher  sugestões e opiniões dos diversos setores da sociedade civil organizada antes da realização da licitação do sistema.Presentes os secretários Rui Costa (Casa Civil) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano) Eduardo Copello ( Chf. de Gabinete da Sedur - foto 03) a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (foto 01) juntamente com o Vereador Lula Maciel (foto 02) ,e demais autoridades presentes representando o Gov. do Estado e a prefeitura local,alem de entidades representativas,movimentos sociais,movimentos populares e representantes do povo em geral.Após a abertura dos trabalhos feita pela Prefeita Moema Gramacho e a fala dos vários componentes da mesa  e a apresentação do vídeo institucional sobre o projeto metroviário o Chf.de Gabinete da Sedur Sr. Eduardo Copello fez uma apresentação com uma explanação detalhado sobre todo o projeto do sistema metroviário metropolitano,incluindo as cidades de Salvador e Lauro de Freitas,ao final foi aberta a pauta para a manifestação dos presentes. Diversos temas foram tratados a partir de então,entre os principais - A Integração física e tarifária  por tempo de permanência no sistema (por Hora) possibilitando: a flexibilização dos roteiros a serem utilizados pelos usuários, a atração de usuários do transporte individual diminuindo a circulação de veículos na cidade,substituição das estações de  transbordo de ônibus por terminais mais simples diminuindo os custos de manutenção e operacionais dos mesmos alem dos custos de futuras construções desses equipamentos,sugerimos uso de sistemas de VLT (nos moldes usados em Maceió e Fortaleza) ligando estação do metrô em L.de Freitas a Itinga / Portão( Movimento Salvador sobre Trilhos) - Sistemas de segurança e treinamento de fuga da área e dos trens do  metrô em casos de acidentes - Foi sugerido a participação na próxima audiência de membros do Corpo de Bombeiros,Defesa Civil,Samu - Questões relativas ao transporte de circulação interna e futuros alimentadores do sistema metroviário na cidade ( L.de Freitas) - Interligações com outras cidades vizinhas que compõe a RMS - Questões relativas a acessibilidade - Modelo, características técnicas,tempo de vida útil dos ônibus a serem utilizados no sistema que se adaptem perfeitamente as facilidades de integração e acessibilidade  - e mais outros temas que estiveram também na pauta de discussão.A audiência transcorreu com a participação de um bom público que lotou as dependências do Teatro sendo até mesmo em numero maior do que o público presente na 1ª audiência realizada na 6ª feira em Salvador na Assembleia Legislativa,demonstrando um grande interesse da população local e evidenciando  uma grande expectativa em torno do projeto de Mobilidade.A 3ª e ultima audiência pública será realizada na próxima 6ª feira ,24/08/2012 das 9:00hs as 12:00hs no Centro Cultural  da CMS ( Camara de Vereadores de Salvador)
Público Presente
A.Luis/Pregopontocom/Mov. Salvador Sobre Trilhos - 20/08/2012

Veja Mais - 
Audiência Pública do Sistema Metroviário de Salvador - Nossa participação ( Movimento Salvador Sobre Trilhos )
Sessão de Apresentação do Projeto de Concessão Patrocinada (PPP) do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
O METRÔ DE SALVADOR o Povo e as desconfianças

domingo, 19 de agosto de 2012

Cresce suspeita de lobby contra VLT de Cuiabá


Fontes do governo dizem suspeitar de um forte lobby contra o VLT por parte de setores contrariados com a implantação do novo sistema em Cuiabá. Entre eles, estariam o de combustíveis, auto-peçase pneus.
A suspeita é de que tais setores não temem, necessariamente, o impacto negativo do novo modal de transporte público na Capital de Mato Grosso. Mas, sim, a referência em que o VLT cuiabano poderá se transformar para dezenas de cidades com até um milhão de habitantes.
"Com o VLT em Cuiabá sendo bem sucedido, e virando referência nacional, muitas cidades do mesmo porte poderão se interessar pelo sistema. Se isso acontecer, o que é provável, a cadeia desses setores certamente sofrerá um duro golpe", disse à coluna uma fonte palaciana. Faz sentido...
Midia News – 18/08/2012

Comentário do sindicato:
Tudo faz sentido, e nada faz sentido, na interminável história do VLT de Cuiabá. Evidente, entretanto, que envolve conflito de interesses poderosos. Evidente que, uma vez implantado, irá tornar-se referência de transporte para usuários, e objeto de cobiça para outros. Com essa convicção, sugerimos a fabricantes deles, em um evento do qual participamos, que expusessem um protótipo ou maquete em locais públicos da capital paulista. Nossa sugestão não foi aceita. Preferiram expor em feiras frequentadas por pessoas do ramo, e que já conhecem o veículo. Em boa medida, eles, os fabricantes, são responsáveis pelo desconhecimento do veículo, pois não divulgam para o grande público. Pensamos, muitas vezes, que nem mesmo eles querem conflitar com o lobby citado. Deles todos, apenas representante da Translohr fez a gentileza de nos visitar e expor características de seus produtos.
Fonte - São, Paulo Trem Jeito  19/08/2012
Comentário Pregopontocom
Além de ter que vencer a MÁ VONTADE  de muitos políticos, o VLT ainda é vítima da descriminação e do ODIOSO LOBBY.