PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 28 de julho de 2012

ESSE É O PREÇO QUE O BRASIL PAGA PELA SUA EQUIVOCADA OPÇÃO RODOVIARÍSTA

O setor de transportes rodoviário de cargas para e com ele para o PAÍS


O Brasil paga caro hoje o preço pelo erro cometido ao longo de mais de 60 anos com a opção pelo excessivo rodoviarísmo,seja nos transportes de passageiros,nos transportes de cargas e até no incetivo ao uso do transporte individual.Com o abandono e o sucateamento das nossas ferrovias,inclusive as usadas  no transporte de passageiros nas áreas dos suburbios e metropolitanas, além da exclusão dos bondes das áreas urbanas ao invés de se investir na sua modernização e ampliação,como fazem a grande maioria dos países lá fora principalmente os Europeus,continuamos reféns do asfalto e dos pneus em todos os tamanhos.Estamos pagando caro essa conta,uma opção equivocada que privilegia excessivamente os transportes sobre pneus,aumentando o custo do país trazendo problemas como o encarecimento dos fretes,aumento de acidentes nas estradas causando um custo social extremamente alto,problemas ambientais e contribuindo para tornar mais lento o nosso desenvolvimento, a medida que o pais fica quase que refém do seu principal meio de transportes sobre pneus.O atual caos urbano em que vivem hoje a maioria das grandes e médias  cidades brasileiras por  insistirem em optarem principalmente pelo transporte individual e pelos ônibus como sistemas de  transporte principais,em detrimento do transporte sobre trilhos com maior capacidade mais conforto,mais segurança e rapidez,em não investir em ciclovias inteligentes,e também não beneficiar o transporte a pé,agravam mais ainda essa complicada situação.Não que o transporte individual ou os ônibus não tenham la sua importância, mais não podem se sobrepor acima das necessidades e dos interesses maiores da população das nossa cidades.A integração dos sistemas, sejam eles automóveis,ônibus,bicicletas ,ou a pé, com sistemas de transportes de massa de média e de alta capacidade sobre trilhos é necessária e indispensável,mas dentro dos seus limites e guardando as devidas proporcionalidades.Assim também deve funcionar o sistema de cargas,com uma integração entre trilhos e pneus, onde o trem cubra as grandes e medias distâncias e os caminhões os percussos menores.Não tem mais como se fugir dessa alternativa,ou o País investe nos trilhos ou ira travar de uma vez.
Vejam um exemplo de como caminhões e trens podem funcionar de maneira perfeitamente  integrada.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O TREM NOSSO DE CADA DIA

Transportes sobre trilhos

O Trem do Subúrbio de Salvador...ou o que ainda restou dele....





A.Luis
Ponte de São João
Os cinquentenários trens Toshiba,que operavam em São Paulo nas linhas da Ferrovia Sorocabana,depois CPTM,dos antigos 30 trens,3 foram reformados em Três Rios no RJ e foram cedidos para a CTS/Salvador.Ao chegarem em Salvador não entram logo em operação porque a composição não pode passar por um dos túneis de Periperi pelo fato do trem ser mais alto.Os engenheiros não verificaram os gabaritos do túnel antes dos trens serem entregues.Tiveram que rebaixar o leito da via permanente para que o trem então passasse pelo túnel mais antigo,construído em 1858/60 pelos ingleses.Enquanto os trabalhos de rebaixamento do leito da ferrovia dentro do túnel eram realizados o trem teve que passar pelo túnel mais novo nos dois sentidos.Além disso quando entraram em operação ocorreram acidentes com descarrilhamento e até tombamento,quando foram então realizadas modificações no sistema de acoplamento e nos truques dos trens para eliminar tais problemas.
                                     
TUE chegando ao pátio da Calçada
O TUE ACF/GE  que operam em Salvador
Trens antigos carros-motores GE / ACF (American Car & Foundry),construídos nos Estados Unidos em 1962. Cada um possui 2 cabines para o maquinista, 2 pantógrafos, comprimento de 17,8m e largura de 2,8m operando com dois carros automotrizes e um carro reboque Pidner.

Até 1972, os trens de subúrbio percorriam as linhas até o município de Simões FIlho. Depois passaram a ir até Aratu, Mapele e, a partir do início dos anos 80, somente até Paripe. A demanda atual de passageiros é menor do que há alguns anos, em virtude da crescente "concorrência dos ônibus"...
- Esta´em andamento nas oficinas da CTS na Calçada a mais ou menos um ano a reforma de 3 composições composta de 3 carros ACF/GE. Pelo que apuramos essas reformas foram iniciadas em uma empresa no Rio de Janeiro e estão sendo concluídas aqui pela CTS ainda sem prazo previsto para seu termino. -
Pregopontocom - 25/07/2012

VLT de Cuiabá começa a funcionar em 2014

Arquivo Pregopontocom
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem

Março de 2014. Esta é data prometida pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, para começar a testar os veículos leves sobre trilhos (VLT), que irão compor o novo sistema modal entre Cuiabá e Várzea Grande.
A garantia foi dada ontem por Silval, que apresentou uma relação dos prazos, valores e andamentos das obras para realização da Copa do Mundo de 2014. Silval reagiu mal à divulgação, na semana passada, do relatório do Ministério das Cidades que colocou Cuiabá como uma das sedes do Mundial que estão com as obras de mobilidade urbana mais atrasadas. Segundo o governo federal, as dificuldades são com desapropriação, falta de licenças ambiental e de instalação e de projetos executivos.
Na lista, o governador destacou as seis obras que fazem parte da matriz de responsabilidade assinada com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para realização dos jogos do Mundial. Neste caso, conforme Silval Barbosa, constam a construção da Arena Pantanal, melhorias no entorno do estádio, Fan Park, os centros de treinamentos, a reforma do Aeroporto Marechal Rondon e o VLT.
As demais fazem parte de um pacote de intervenções, que visa a melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana das duas cidades. São cerca de 30 obras, incluindo 12 decorrentes do VLT. Todas dentro do cronograma, segundo o governador.
No geral, o investimento previsto é da ordem de R$ 2,5 bilhões. Conforme Silval, esses investimentos estão ou serão realizados pensando no Mundial de 2014, mas também numa capital que irá completar 300 anos daqui a sete anos.
Entre os serviços que estão fora da matriz de responsabilidade estão as trincheiras como as da Avenida Miguel Sutil com os trevos do Santa Rosa, Despraiado, Santa Isabel/Verdão, Jurumirim/Trabalhadores, duplicação da ponte Mário Andreazza, Complexo Viário do Tijucal, viaduto da avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, a duplicação da Juliano Costa Marques, entre outras. “A duplicação da avenida Juliano Costa Marques está sendo refeita porque não estava dentro do padrão de qualidade técnica e não poderíamos recebê-la do jeito que estava”, reconheceu.
A expectativa é que em janeiro de 2013 o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pelas obras, comece a instalar os trilhos. Entre as 12 obras decorrentes do VLT estão a trincheira da avenida da FEB e a rótula de acesso ao Cristo Rei, em Várzea Grande, ponte sobre o rio Cuiabá, viadutos próximo da Sefaz e do trevo da MT-140 (Fernando Correa/Parque Cuiabá). Neste caso, todas estão previstas para serem concluídas ainda em 2013. A única prevista para março de 2014 é o Viaduto da Beira Rio, cujos serviços devem começar ainda neste ano.
Silval enfatizou que é um complexo de serviço que fazem parte da reestruturação da mobilidade urbana e todos os procedimentos para execução como licença ambiental e estudo de fauna e flora, arqueologia, sobre o patrimônio histórico foram ou estão sendo realizados, além de estarem dentro do cronograma.
Silval afirmou ainda que o Estado não enfrenta dificuldades em relação às desapropriações e que a empresa responsável pelo VLT pretende trabalhar em sistema de intraturnos, sendo que aproximadamente quatro mil pessoas estarão trabalhando no auge da obra. Fonte - Diário de Cuiabá  25/07/2012

Comentário Pregopontocom 

Enquanto isso a nossa "NAVE CITY" caótica e desgovernada com o leme ao sabor do humor das "marés", aumenta a cada dia mais o desconforto, a angustia e o sofrimento da sua população cada vez mais refém da imobilidade,dos congestionamentos,do "sistema" de transporte improvisado,falido,irracional e dinossáurico.E o pior ainda parece estar por vir... com os futuros e entusiasmados candidatos ao cargo "Real" que rezam pela cartilha do BRT o RIT popstar, pois só falam nisso, e ainda tem até  quem prometa esconder a cidade em baixo de viadutos e elevados, além de demolir velhos casarões históricos abandonados e largados ao tempo no centro da cidade, para transforma-los em estacionamento para a sua majestade real, " O AUTOMÓVEL". Ora VIVA.... de uma só cajadada põe-se abaixo a já comprometida história da nossa cidade e se ocupa os seus espaços  com veículos cada vez mais transportando um único ser "Homo Sapiens". Parece mesmo é que estamos dentro de um longo túnel onde não resta esperanças de se encontrar pelo menos um único fifó ao chegar no fim do mesmo.ESTAMOS  FRITOS........

Ceará compra 4 tuneladoras para a Linha Leste do metrô -Traduzindo...TATUZÃO

Foto da Web
Foto da Web

A empresa norte-americana The Robbins Company foi a vencedora da licitação para o fornecimento de quatro tuneladoras (tatuzão), do tipo Earth Pressure Balanced (EPB), para a implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O valor apresentado pela Robbins foi de R$ 128,2 milhões, cerca de R$ 20 milhões a menos que o valor divulgado pela segunda colocada, a alemã Herrenknecht Aktiengesellschaft. O pregão presencial aconteceu no dia 11 de maio deste ano.
A expectativa da Secretária da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) é que as primeiras duas máquinas cheguem até maio do ano que vem e, dois meses depois, entrem em operação. Cada tuneladora terá a capacidade de perfurar 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.
A Seinfra deve anunciar, no final deste mês, edital para a contratação de empresa de engenharia que ficará responsável pela construção das obras civis da Linha Leste. Estas obras incluem, dentre outros serviços, as estações. O projeto prevê a construção de 11 estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando 12 estações.
A Linha Leste do Metrofor terá 12,4 km de extensão. Os R$ 3,3 bilhões de investimentos previstos estão garantidos, sendo R$ 1 bilhão do Tesouro da União, R$ 1 bilhão de empréstimos federais e o restante de contrapartida do Governo do Estado. Fonte - Revista Ferroviária  25/07/2012


Comentário Pregopontocom
Mais quem disse que Salvador precisa de Tatuzão para fazer BURACOS!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 22 de julho de 2012

Cidades para pessoas. Ou não!

Cristina Aragón
Blog do trânsito
16/07/2012

São Paulo, metrópole grande em tudo incluindo as suas mega-contradições e desigualdades.
Mike Davis, Professor do Departamento de História da Universidade da California em Irvine, (Planeta Favela -2006), abordando as questões urbanas da “arquitetura do medo” escreveu:
“A mais famosa cidade periférica cercada e americanizada do Brasil é Alphaville, no quadrante noroeste da Gande São Paulo. Batizada (perversamente) com o nome do sinistro mundo novo do filme distópico de Godard, de 1965, Alphaville é uma cidade particular completa, com um grande complexo de escritórios, um shopping center de alto nível e áreas residenciais cercadas, tudo defendido por mais de 800 seguranças particulares. ..Segundo Tereza Caldeira (livro cidade de muros- 2000)- a segurança é um dos principais elementos da publicidade e obsessão de todos os envolvidos. Na prática, isso tem significado justiça com as próprias mãos contra criminosos e vadios invasores, enquanto a juventude dourada da própria Alphaville pode fazer loucuras; um morador citado por Caldeira afirma: a lei existe para os mortais comuns, não para os moradores de Alphaville…..Enquanto isso, de volta ao mundo local, os pobres urbanos estão desesperadamente atolados na ecologia da favela”.
Por outro lado, em Sp, dá pra notar como as pessoas ( as normais) voltam a ocupar os espaços públicos. Não é difícil observar encontros e comemorações de aniversários de crianças com decoração e tudo o mais, nas praças públicas.

Blog do Trânsito
Com a transformação de uma faixa de tráfego em ciclofaixa, da avenida Prof. Fonsceca, acontece a integração da ciclovia do Parque Villa Lobos.É uma experiência exitosa, tanto que uma grande seguradora, já faz marketing, financiando parte das ações operacionais, incluindo monitores de trânsito.
Pena que as ações só aconteçam em fins de semana. Mas já é um começo de um processo, com certeza irreverssível.Quando governantes tiverem mais coragem e se convenceram que o sonho da fluidez acabou, devolverão o espaço que as bikes não deveriam ter perdido.

Enquanto isso, um candiadto a prefeito promete implantar 400 km de ciclovias ou ciclofaixas em SP, coincidentemente, após uma desastrada matéria publicada em capa do diário oficial de SP, que dava destaque aos conselhos de um médico ortopedista. Em lugar de propor políticas públicas no sentido de viabilizar o transporte saudável e sustentável com segurança, o Dr paulista sugeria que ninguém pedalasse em sua vida cotidiana, exceto para o lazer.
Sinal que ainda temos muito chão pra andar. Como diz o grande “profeta” J Pedro Correa, precisamos deixar de querer converter os já convertidos na causa da segurança do trânsito.

Fonte - Blog de Trânsito / iBahia  16/07/2012