PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Esvaziando o avião - O trem esvaziando os carros os ônibus e agora o avião...

TGV
13/07/2012
A demanda de transporte tem surgido como questão central nos debates do congresso Highspeed, que se realiza esta semana na Filadélfia. Em vários países as PPPs estão se multiplicando, até mesmo na China. E quando se fala em participação privada, o assunto número de passageiros vem para o primeiro plano. Nesta quinta-feira (12/07), segundo dia do congresso, tratou-se do TGV Est, uma linha de 300 km, inaugurada em 2007, entre Paris e Estrasburgo, na fronteira entre a França e a Alemanha, para velocidade de 320 km/h. O título da palestra era “Competição Ar-Trilho na Linha Leste de Alta Velocidade Francesa”, e pelos números apresentados não deve demorar muito para a Air France suspender os voos, como suspendeu para Bruxelas depois do Thalys. Em dezembro de 2011, 87% do mercado partilhado entre o avião e o trem, ou 1,8 milhão de passageiros/ano, contando passageiros entre Paris e Estrasburgo e vice-versa, estavam no trem, com tendência a aumentar. Antes da inauguração, os passageiros se dividiam em partes iguais entre os dois modos de transporte.
Dos passageiros ferroviários, 1,5 milhão/ano surgiu depois da alta velocidade, migrando do avião para o trem ou simplesmente aparecendo como demanda nova. Este fenômeno da demanda induzida pelo trem também se verifica em qualquer linha de alta velocidade que se inaugure. É o que os espanhóis chamam de “tráfego de sogras”, pessoas que habitualmente não viajam, porque não gostam de avião nem de estrada, mas que não se incomodam em viajar de trem. Nas palestras do Highspeed, surgiu como regra de ouro que 30% da demanda de cada linha nova aparece do nada.
O tempo de viagem entre Paris e Estrasburgo é mais do dobro no trem: 2h20 contra 1h05 no avião. A linha de alta velocidade na verdade ainda não está concluída, e faltam 100 km na chegada a Estrasburgo, onde o trem trafega em linha convencional. Em compensação a passagem de trem é bem mais barata: para uma reserva com 30 dias de antecedência, o bilhete de TGV sai a 70 euros ida e volta em segunda classe e a 125 euros por avião, também ida e volta. Há 16 frequências diárias de trem e 10 de avião
Chantal Carnel, da SNCF, terminou a apresentação com um recado para os ambientalistas:
“O 1,5 milhão de passageiros transferidos do avião para o trem depois da inauguração da linha de alta velocidade significam uma redução anual de 114 mil toneladas de emissão de CO2, que por sua vez equivalem 330 mil viagens aéreas de ida e volta entre Paris e a Filadélfia, onde se realiza este congresso”.
Fonte - Revista Ferroviária  13/07/2012

TJ considera ilegal interpretação de liminar e intima o prefeito João Henrique

Regina Bochicchio

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba) reagiu duro ao posicionamento da Prefeitura de Salvador em relação à interpretação do texto da liminar concedida ao Ministério Público do Estado (MP-BA), que suspendeu os efeitos da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos), sancionada em janeiro desse ano, e decidiu intimar o prefeito João Henrique Carneiro (PP), a Procuradoria Geral do Município e determinou a notificação de Claudio Silva, que está à frente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso Solo (Sucom).
O desembargador-relator do processo José Edivaldo Rocha Rotondano considerou “desarrazoada e ilegal” a interpretação da Prefeitura. A decisão, dada na noite de quinta-feira, 12, determina, que sejam processados todos os alvarás com base na lei de uso do solo anterior.
O superintendente da Sucom Claudio Silva tem declarado na imprensa que mais de 12 mil alvarás foram suspensos a partir da liminar e que a decisão do TJ não ampara o município, pois não estaria prevendo uso de legislação anterior.
A reportagem tentou falar com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Salvador, por volta das 22h30 de quinta, mas as ligações para o secretário de Comunicação, André Curvello, caíram na caixa de mensagem.
Afronta - Diz a decisão do relator: “A toda evidência, a postura adotada pelo Município, escudada pela assertiva de que estaria limitando-se a dar cumprimento à ordem judicial emanada pelo plenário deste Tribunal, revela-se desarrazoada, ilegal e, em verdade, afronta o que fora decidido por esta Corte", diz o texto, que será publicado no Diário Oficial da Justiça.
A atitude de Rotondano é uma resposta à petição feita pelo MP à Justiça, na segunda-feira, para esclarecimento do teor da liminar. Em outro trecho, o texto de Rotondano diz que "há de se pontuar que a interpretação equivocadamente conferida pelo Município é indiscutível".
Ao final, determina que seja intimado o prefeito e que se “dê o devido e imediato cumprimento ao provimento judicial oriundo do plenário deste Tribunal de Justiça, processando os requerimentos de expedição de alvarás, licenças de funcionamento, autorizações de construção e demais atos de sua competência em atenção aos artigos da Lei n. 8.167/2012 que não tiveram sua eficácia sobrestada e às disposições da legislação anterior”. Fonte - A Tarde  13/07/2012

Artigo: O futuro nos trilhos

*Mauro Lourenço Dias 
 12/07/2012
Como mostram países continentais, o caminhão não é modal viável para longas distâncias. As rodovias nem sempre são bem pavimentadas, os custos com combustível e motorista são altos, os perigos nas estradas são cada vez maiores e as possibilidades de quebra de peças e até mesmo de acidentes só crescem à medida que aumenta a distância que a carga tem de percorrer.
Por isso, é consenso que a saída está não só no transporte ferroviário como no aproveitamento de hidrovias e rios, tornando-os navegáveis. Mesmo assim, o Brasil continua um país de mentalidade rodoviarista, embora nos últimos 15 anos a movimentação de cargas por via ferroviária tenha crescido 87,6%, segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Esses números mostram que a quantidade movimentada passou de 253,3 milhões de toneladas em 1997 para 475 milhões de toneladas em 2011. Em comparação com 2010, as operações cresceram cinco milhões de toneladas em 2011.
Ainda de acordo com a ANTF, no período de 1997 a 2011, a movimentação de carga geral cresceu 76,2%, enquanto a de minério de ferro e carvão mineral subiu 87,6%. Em 2011, as cargas mais transportadas foram minério de ferro e carvão mineral, com 76,61% do total movimentado. Em seguida, vieram os produtos do agronegócio (11,51%), os produtos siderúrgicos (3,77%), os derivados de petróleo e álcool (2,79%) e os insumos da construção civil e cimento (1,41%).
Já o transporte de contêineres continua a utilizar pouco a malha ferroviária, ainda que tenha registrado crescimento. Em comparação com 2010, houve um aumento de 23,7% em 2011, passando de 232,4 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 287,4 TEUs. Para 2012, a expectativa é de uma evolução superior a 15% em relação a 2011.
Como se sabe, o crescimento só não é maior por causa das limitações da rede ferroviária que impedem o transporte no sistema Double-stack, com um contêiner em cima do outro, em razão da altura de túneis e da fragilidade de pontes para suportar maiores pesos.
Seja como for, é de ressaltar que, depois de um período em que o sistema foi amplamente sucateado, só houve a reabilitação do modal a partir da desestatização das malhas ferroviárias em 1996-1998, que inclusive resultou em impacto positivo nas contas públicas. Até então, a Rede Ferroviária Federal gerava um déficit de R$ 300 milhões por ano para o erário público.
Em 2011, as concessionárias investiram R$ 4,6 bilhões, registrando um crescimento de 56,3% frente a 2010. Agora, falta o governo fazer a sua parte, estimulando a produção de equipamentos ferroviários, a ampliação de linhas e o crescimento das operações, inclusive da movimentação de contêineres.
* Mauro Lourenço Dias, engenheiro eletrônico, é vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, de São Paulo-SP, e professor de pós-graduação de Transportes e Logística no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)   Fonte - Revista Ferroviária 12/07/2012

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ferrovias...60 anos de abandono e degradação


Foto Pregopontocom
Existem duas questões a serem analisadas quanto o aspecto das diretrizes politico econômicas que foram adotadas pelo ex Presdt.JK.Não adianta só jogar pedras no seu governo,O Brasil vivia naquele momento uma situação de estagnação no seu desenvolvimento e alguma coisa precisava ser feita para melhorar isso.Atrair industrias para um pais continental que dependia quase de tudo que vinha de fora era preciso.JK consegui um feito inédito em nosso pais, a construção de Brasilia em tempo recorde e isso era preciso por uma questão de segurança Nacional acima de tudo.A capital do Pais no RJ, na orla marítima, estava exposta e fragilizada estrategicamente e esse pensamento era um consenso  entre todos que entendiam e defendiam a segurança e a defesa do território Nacional.A mudança da capital do Brasil para o planalto central era realmente necessária além de ser um projeto antigo e ambicioso só faltava alguém com coragem e determinação para faze-lo.A onde foi cometido  o grande erro então ????.Naquela época as Ferrovias e o transporte Marítimo desempenhavam um grande papel não só no setor de Logística (transportes de cargas) mais também no transporte de passageiros com a participação da Rede Ferroviária Federal e outras ferrovias menores espalhadas pelo país,do Lloyd Brasileiro (Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro) e até mesmo a nossa velha e conhecida CNB (Companhia de navegação Baiana) que foi a primeira a ser criada no Brasil fazendo inclusive viagens para fora do pais frequentemente.( Veja a historia da CNB em Postagens e Comentários ) Empolgados com o desenvolvimentismo, os governos a partir de então se comportaram exatamente como alguém que arruma um amigo novo (rodovias) e esquece e despreza os seus velhos e bons amigos que tanto já lhes foram solidários até então,( Ferrovias e sistemas aquaviários) a partir dai então veio o DESMONTE e a pior faze foi no governo Militar pois o mesmo detestava as ferrovias e os ferroviários, pois viam nessa classe trabalhadora um grande perigo para o regime da Ditadura Militar,pelo fato do alto grau de organização e politização e naquela época eram os sindicatos mais fortes que existiam no pais,pois os sindicatos de metalúrgicos não tinham ainda a força que alcançaram depois, tornando-se então um dos mais forte do pais.As empresas de navegação como o Lloyd ( estatal )foram sucateadas e aniquiladas,a CNB ( estatal )encolhida,ficou restrita  a navegação dentro da Baia de Todos os Santos,a rede Ferroviária sofreu um processo de abandono total,e esse descaso facilitou a expansão do transporte rodoviário favorecendo de maneira crescente as multi nacionais fabricantes de ônibus,caminhões e automóveis.Ha inclusive,entre especialistas e estudiosos no assunto que afirmam que a Rov.Br 101 construída na época,não passou de uma "estratégia militar", pois na época a mesma não ligava nada a lugar nenhum,mais facilitaria uma movimentação rápida das tropas federais pelo país,evitando estradas movimentadas e sem passar por grandes concentrações Urbanasa expl da Rodv.Rio Bahia cujo um longo trecho passa pelos estados da Ba e MG, O parque industrial ferroviário foi sufocado e encolhido drasticamente,empresas fabricantes de equipamentos ferroviários tiveram que fechar as suas fabricas algumas como a Mafersa passaram  a fabricar ônibus para não fechar as portas definitivamente.Estaleiros navais também sofreram as consequências do golpe. Durante 60 anos vivemos essa triste realidade por conta de uma política REACIONÁRIA e descriminatória não só contra as ferrovias( mais intensa) mais também nos sistemas  aquaviários.Por isso é muito importante,a participação de todos nos nessa luta constante e permanente pela revitalização dos transportes marítimos e principalmente das nossas ferrovias,sejam elas interestaduais,metropolitanas e urbanas,porque VERDADEIRAMENTE O FUTURO DO NOSSO PAIS ESTÁ NOS TRILHOS.  - Por Pregopontocom 

terça-feira, 10 de julho de 2012

União financiará expansão do metrô de Salvador

08/07/2012 - Folha de S.Paulo
A presidente Dilma, que tenta imprimir a marca de boa gestora, anunciou que financiará um projeto de R$ 3 bilhões para a expansão do metrô de Salvador antes mesmo de o Ministério das Cidades analisar a proposta.
O projeto é uma parceria entre o governo de Jaques Wagner (PT) e o federal.
O anúncio de Dilma ocorreu em 18 de novembro de 2011, em solenidade em Salvador. Mas a proposta para o metrô, com o detalhamento financeiro e técnico do projeto, só chegou ao ministério mais de dois meses depois, em 26 de janeiro deste ano.
A proposta, que cita investimentos de R$ 42 bilhões, foi considerada "passível de apoio" pelo Departamento de Mobilidade Urbana da pasta em seis dias úteis, em fevereiro, apesar de a área técnica ter afirmado, em relatório, que o projeto não tinha "informações suficientes".
Diante do sinal positivo, o governo da Bahia tem agora até o ano que vem para fazer a licitação. O metrô em Salvador vem sendo construído há 12 anos, mas nunca foi colocado em operação.
As informações constam de documentos de processo administrativo do ministério, obtidos pela Folha com base na Lei de Acesso à Informação.
O parecer favorável ao projeto do governo baiano encerrou uma série de nove portarias assinadas pelo então ministro e hoje deputado federal Mário Negromonte (PP-BA), que determinavam a ampliação do prazo para que a pasta finalizasse a análise das propostas recebidas.
Outro lado
O Palácio do Planalto disse que a "decisão do governo federal foi tomada com base na documentação entregue pelo governo da Bahia". Esses documentos, porém, não constavam do processo no Ministério das Cidades.
O Ministério do Planejamento disse que o procedimento seguiu os trâmites legais. A pasta das Cidades disse que não ampliou os prazos para entregas de propostas.
A nota não esclarece por que o anúncio de Dilma ocorreu três meses antes de o projeto chegar ao ministério. A secretaria de Planejamento da Bahia não quis responder.
Fonte - Revista Ferroviária  08/07/2012


Comentário Pregopontocom - Para quem acompanhou a atuação do Ministério das Cidades nos últimos anos na questão da Mobilidade, não fica difícil  entender essa atitude da Presidente Dilma. - Cuiabá  e Salvador que o digam...

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Passageiros trocam carro por trem, no Rio Grande do Sul

                NÃO TEM JEITO... PARA O CARRO SÓ "TREM" JEITO

        
               

O fim do período de operação em horário reduzido nas novas estações da Trensurb em São Leopoldo e   Novo Hamburgo teve impacto direto no bolso dos usuários. No primeiro dia de venda de bilhetes, moradores de   Novo Hamburgo que trabalham em outras cidades da Região Metropolitana trocaram o carro e o ônibus pelo novo meio de transporte.                                                                
Economia e menos tempo de viagem fizeram com que muitos desses passageiros estivessem contando os dias para o fim da operação experimental, na qual a Trensurb operou por 42 dias nos terminais Rio dos Sinos e Santo Afonso somente a partir das 10h. Poder utilizar o trem para ir para o trabalho era o que o taxista Pedro Godói, 46 anos, esperava.
– Eu ia todos os dias com o meu carro até Porto Alegre. Gastava R$ 18 em combustível, mais R$ 5 em estacionamento e perdia muito tempo nos congestionamentos. Estava ansioso para poder fazer a troca – afirma.
Godói e os cerca de seis mil novos usuários que as duas estações devem atrair, puderam, desde às 5h de ontem, seguir do Vale do Sinos até a Capital pagando R$ 1,70 em uma viagem de 46 minutos.
A estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que pelo menos 20% dos novos usuários do trem faria a viagem de carro. Neste primeiro momento, seriam 1,2 mil carros a menos na rodovia Novo Hamburgo-Porto Alegre (BR-116).
– Nossas análises mostram que a grande maioria dos carros que se deslocam entre a Capital e o Vale dos Sinos segue com uma, ou no máximo, duas pessoas. Se parte desses motoristas optar pelo trem, teremos uma melhora perceptível – afirma o chefe da 1ª delegacia da PRF, Paulo Roberto da Silva Rodrigues Júnior.
Na madrugada de ontem, a procura começou baixa nos novos terminais. O primeiro trem partiu da estação Santo Afonso às 5h11min levando oito passageiros. Perto das 8h, no entanto, as plataformas ficaram lotadas.

Zero Hora - 04/07/2012

domingo, 8 de julho de 2012

Novo, limpo e bonito, trem chinês muda o comportamento dos passageiros no Rio de Janeiro

Transportes sobre trilhos

Esta aqui um bom exemplo daquilo que afirmamos com plena convicção: SÓ UM BOM TRANSPORTE SOBRE TRILHOS É CAPAZ DE SEDUZIR OS USUÁRIOS DO TRANSPORTE INDIVIDUAL

O Dia – Angélica Fernandes 
As 13 novas composições já mudaram o comportamento dos passageiros e reduziram em 75% o volume de sujeira nos carros, em que há sempre um agente para vigiar
Rio - Esqueça aquele trem sujo e barulhento onde os passageiros não respeitam sequer os assentos preferenciais. Há quatro meses deslizando nos trilhos do ramal de Deodoro, os novos e modernos trens chineses mudaram o comportamento dos passageiros e já atraíram quase 20 mil novos usuários por dia só em junho, um recorde em 14 anos.
O lixo recolhido nas composições antigas chega a 200 litros a cada viagem. Nos vagões novos, é 1/4 disso: menos de 50 litros. O volume equivale à capacidade das lixeiras nos trens, ou seja, ninguém joga papel no chão do ‘geladão’. “A limpeza e modernidade do trem obrigaram as pessoas a terem mais educação. Elas ficam constrangidas até de falar alto”, conta o designer Marcelo Happuk, 33 anos, que pega o trem chinês diariamente de Deodoro até a Central do Brasil.
A mudança de atitude já começou, mas para acelerá-la vale uma forcinha dos agentes. Eles viajam nos novos trens para ficar de olho nos maus exemplos. “Se alguém sentar no assento preferencial sem necessidade, peço para a pessoa levantar”, comenta um agente. No vagão das mulheres, na hora do rush, às vezes há dois para reprimir a entrada dos marmanjos.
O capricho nos 13 trens novos em circulação já se traduz em números. Nos últimos 4 meses, houve queda de 48% nas queixas à Ouvidoria. Dia 6 de junho, recorde de passageiros num único dia desde 1998: 569.109. A média nos meses anteriores estava estacionada em 540 mil.
“Tem gente trocando o carro e o ônibus para viajar de trem chinês”, comemora o diretor de Operações da SuperVia, João Gouveia. A meta é chegar a 600 mil passageiros por dia até o final do ano.

FRIO DE TERNO E GRAVATA
O corretor Gláucio Ferreira, 46, foi um dos que trocou o ônibus pelos trilhos da SuperVia. No dia em que saiu atrasado de casa, ele resolveu experimentar o trem e se surpreendeu. “Achei que seria uma aventura. Não acreditei quando senti frio vestindo terno e gravata. "Troquei o frescão pelo chinês”, conta.
Das 13 composições, três saem pela manhã de Madureira e fazem o percurso do semidireto, parando somente em três estações até a Central do Brasil. No fim deste mês, chegam mais três trens chineses. Nos próximos meses, a frota asiática passará a atender também aos ramais paradores de Bangu e Campo Grande. A meta é chegar a 30 deles sobre os trilhos até o ano que vem.
Promessa de intervalo de 3 minutos entre as viagens
A promessa agora é de acabar com a irregularidade dos intervalos entre os trens. Um novo sistema de sinalização nos trilhos, que vai frear o trem automaticamente, está em fase final de testes e começa a operar em dezembro no ramal Deodoro. Na hora do rush, os trens vão sair a cada três minutos, a metade do intervalo atual.
“A viagem ficará mais rápida e por isso vai ter trem a todo instante. Será um metrô sobre trilhos”, explica João Gouveia. Até março de 2013, a nova sinalização vai beneficiar o ramal Santa Cruz, e as demais, em junho do ano que vem.
O novo sistema será monitorado 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional da Supervia, local que concentra todos os serviços da concessionária.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 08/07/2012

Comentário: SINFERP
Mas isso é evidente. A maioria das pessoas se comporta de acordo com os ambientes. A presença de seguranças é importante para “dar um jeito” apenas nos que “não se tocam”. Com o passar do tempo, até mesmo os usuários “dão um jeito nos abusados”. Não é, porém, apenas o trem novo, mas uma engenharia comportamental com todos os ambientes, a começar pelas estações.

Comentário: Pregopontocom
Pois é se o hábito não faz o monge,o "monge" muda o hábito do comportamento de acordo com o ambiente que frequenta.É o que eu vivo a repetir cidadania não se ensina,da-se o exemplo para que seja assimilado compreendido e praticado,as pessoas ao frequentarem um ambiente limpo e organizado sente-se até constrangidas e envergonhadas em se comportarem de maneira inconveniente e deseducada pois passam a se sentirem vigiadas e censuradas por todos que estão a sua volta,afinal quem melhor para fiscalizar o povo se não o próprio povo?????!!!! -""Cidadania não é só um estado de direito é também um estrado de espírito.""