PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quinta-feira, 31 de maio de 2012

OS CARROS O "IPI" e a Mobilidade

   A isenção fiscal ainda que parcial do IPI concedida pelo governo federal as montadoras de veículos automotivos (Automóveis) para ajuda-las na "dolorosa" tarefa de se livrarem dos seus estoques em virtude da atual retração do mercado interno nos leva a fazer a seguinte indagação; porque não as montadoras abrirem mão de parte dos seus vultuosos lucros e das suas gordas remessas dos mesmos para as suas matrizes no exterior já que no Brasil se produz os carros mais caros do mundo e muito mais caros e com menos qualidade do que os seus similares fabricados pelas mesmas montadoras em seus países de origem???!! Porque tem que caber sempre ao governo o ônus do sacrifício de arcar com o prejuízo??? Não caberia ao nosso governo uma reflexão sobre essa decisão pelo menos nessa questão do "IPI "dos automóveis e não estaria ai de uma certa forma andando na contramão da lógica de uma política pública de transportes mais realista e necessária???!!Ao invés de incentivar o uso do transporte individual não deveria o Gov.Fed. usar os recursos oriundos do IPI das montadoras e investir esse $$$ diretamente em politicas públicas de Mobilidade Urbana na ampliação,modernização e melhoria principalmente dos transportes de massa nos setores urbanos e metropolitanos de nossas cidades, prioritariamente nos modos sobre trilhos???!!.Essa política expansionista do uso de veículos sobre pneus principalmente voltada para o transporte individual, ligada a política extremamente rodoviarista que ainda exerce um forte domínio em nosso país precisa ser revista e contida urgentemente, porque todos nos sabemos que as grandes e médias cidades brasileiras já ultrapassaram a beira do abismo do caos Urbano,e agora infelizmente ele já esta devidamente instalado.Fazendo um remix e lembrando aqui alguns anos atras quando chegaram as prateleira das nossas lojas o cobiçado aparelho de DVD ao custo de R$1.250,00 e hj já são vendidos até por R$99,00,e as exuberantes TVs de plasma???!! pelas quais se desembolsavam em média R$4.800,00, artigo extremamente proibitivo para aqueles que faziam contas e malabarismos para esticarem os seus apertados salários para as suas necessidades mais prementes e hoje podem ter em seus lares por apenas R$900,00 uma ou mais,das modernas TVs de led com direito inclusive a assistir também a programação digital.No entanto a industria automotiva que tanto cresceu e se ampliou com a instalação de mais tantas outras fabricas do setor no Brasil andou na contramão da industria eletroeletrônica e tantas outras,contrariando os princípios da lei de mercado onde a maior oferta e a competição favorecem a queda dos preços dos seus produtos.Parece que o Gov.Fed assim como fez com os juros, já se movimenta e da sinais que ira meter a mão nessa combuca,ou seja botar um freio nessa autentica farra das montadoras no Brasil,mais até la, ainda continua dando uma mãozinha para esses pobres e coitados "capitalistas" com a isenção parcial do IPI.Ninguém e contra o lucro de nenhuma empresa,pois isso seria na verdade uma total incoerência por parte de quem assim pense,mais... também pagar dois e levar um não tem quem quente....ainda que seja só para ficar na garagem...rrsssss - Pregopontocom

terça-feira, 29 de maio de 2012

Serra e a Mobilidade ...Quase que ele acerta....Quase

Hoje recebi de um amigo e leitor um compartilhamento de uma matéria do Estadão comentada pelo eminente jornalista Luis Nassif em seu blog,a qual reproduzo abaixo, e não pude me furtar a dar os meus costumeiros pitacos em forma de comentário também no seu artigo,e pelo meu entusiasmo de sempre pelo assunto nele tratado, o meu comentário virou uma  postagem, e isso... não é a 1ª vez.

Mario Malcom x - Preggo Pontocom um presente de Luis Nassif para você, confira:

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-pensamento-monofasico-de-serra

Enviado por luisnassif, ter, 29/05/2012 - 08:32
Autor: Luis Nassif

Na matéria do Estadão de hoje, a informação de que José Serra discordou do economista norte-americano Edward Glasser, autor do livro "O Triunfo das Cidades", que defende investimentos em transporte coletivo para melhorar o trânsito.
Argumento de Serra: "Mais linhas de ônibus vão engarrafar ainda mais o já caótico trânsito da cidade".
O que se confere é a absoluta incapacidade de Serra de pensar qualquer realidade complexa. Não coloque duas variáveis na sua frente, que ele se embaralha todo. Serra só consegue raciocinar de forma monofásica: um elemento por vez, isolado dos demais e sem contextualizar. 
É evidente que transporte sobre trilhos é melhor do que linhas de ônibus. Mas é de uma obviedade esplendorosa que transporte por ônibus é melhor do que sobre carros, para descongestionar o trânsito. Outra obviedade assustadora é que, em qualquer be-a-bá de urbanismo, ambos os transportes, ônibus e metrô, são complementares.
NO entanto, sem cola, ele é incapaz de entender até a mais básica das equações sobre transporte público: + ônibus = - carro.
Serra conseguiu levar o maniqueísmo até para a área de transportes. Ou metrô ou ônibus. E tome Rodoanel.
Que ele não tenha vontade de estudar temas de política pública, vá lá. Mas que não tenha conhecimento básico sobre transportes públicos, tendo sido prefeito e governador, demonstra uma alienação assustadora. 
Serra parece um urso que hibernou no fim dos anos 80 e acordo em pleno século 21 sem ter assimilado nenhum dos grandes temas de discussão do período


O NOSSO COMENTÁRIO.... OU A NOSSA POSTAGEM
Existem alguns pontos a serem analisados fria e tecnicamente....não tenho a menor duvida que a frase do candidato a prefeito de São Paulo por mais uma vez o Sr.Serra, não reflete um pensamento consciente por uma real analogia do assunto em questão.Abriu a boca e apenas falou por impulso o que lhe parece ser peculiar.Perdeu ele uma grande oportunidade de reverter ao seu favor o resultado de uma frase que pode ser questionada pela maneira como foi colocada por ele, deixando a impressão que os ônibus são os únicos vilões da história e os carros nada tem a ver com tudo isso.Tivesse ele usado um pouco mais de paciência e dos seus neurônios complementando a sua frase de maneira correta e sem defender a expansão viária (rodoaneis e etc), vide - "Mais linhas de ônibus vão engarrafar ainda mais o já caótico trânsito da cidade"precisamos investir mais em transportes sobre trilhos e complementar o sistema com os ônibus,micro ônibus,serviços de vans e ciclovias para que transportem a população para os locais onde os trens metrôs e VLTs não possam alcançar - com esse complemento com certeza teria dado ele um tiro certeiro no alvo e somado pontos a seu favor...ai quem seria louco de contesta-lo???...mais faltou-lhe um "duo core"...ou mais alguns gigabytes.....BEM VAMOS AO OUTRO LADO DA MOEDA - Os chamados corredores estruturantes de ônibus trazem embutidos no seu bojo a sigla BRT acompanhados de  interesses econômicos e financeiros de empresas de transportes e fabricantes de ônibus,de pneus,de combustíveis,interesses políticos,etc, enfim um forte e poderoso lobby que se acirrou com as obras do Pac de mobilidade para a copa de 2014 em várias cidades brasileiras e que de forma nenhuma deseja abrir mão da sua gorda fatia nesse setor.Os chamados "corredores estruturantes" que abrigam o BRT em cidades de grande densidade populacional a expl. de São Paulo são ineficazes em virtude da sua baixa capacidade de transportes de passageiros ( BRT operando em uma calha de 7 mts de largura com ultrapassagem com 3 sistemas distintos no mesmo corredor -Linha paradora-linha semi expressa e linha expressa -capacidade normal 18.980 pasgs/h -capacidade máxima 23.000 pasgs/h-pico / capacidade de um articulado 150 pasgs - do biarticulado 250 pasgs) em relação aos Metrôs ( capacidade inicial 40 mil pasgs/h e máxima de 80 mil pasgs/h capacidade por trem 1.200 pasgs) e os VLTs que chegam a 35 mil pasgs/h chegam a transportar até 800 pasgs ou mais.A maioria dos países,principalmente na Europa que usam esse sistema ( BRT) já o estão abandonando a algum tempo com uma forte migração para os Tramways (VLTs-Bondes Modernos) por serem ecologicamente corretos,mais atrativos (Exercem uma atração muito mais forte sobre as pessoas que usam o transporte individual)são confiáveis,confortáveis,seguros,seguem uma cronologia rígida dos seus horários,além de enriquecerem e comporem com sua presença a paisagem urbana das cidades em que operam (não dependem mais de rede elétrica continua), e restringindo o uso dos ônibus aos locais onde os trilhos não chegam.Insistir nessa história de BRT em cidades cuja a população ultrapassa os 750 mil habitantes é um erro grave com serias e desastrosas consequências para o futuro das mesmas,não se pode projetar um sistema de transportes público pensando apenas no momento presente,é com se andar olhando frequentemente para o dedão do pé,transportes publico se planeja e se projeta para médio e longo prazo com benefícios estendidos para o presente.As questões de "demandas" do transporte público,embora importantes,por se tratar o mesmo de uma prestação de serviço de utilidade pública e social não podem e não devem ser colocadas acima desses princípios.Tomem o exemplo de Bogotá com um sistema colapsado extremamente comprometido e saturado,inclusive com várias ocorrências de acidentes tendo a administração do Transmilenio que ser obrigada a tomar medidas como diminuir a velocidade média operacional do sistema hoje em torno de 12,5km/h por medida de segurança para preservar a integridade do sistema e de seus usuários.Bogotá é um exemplo do grave equivoco cometido pelo então prefeito Enrique Peñalosa criador do Transmilelio que na sua estreita visão acha que países em desenvolvimento não podem e não devem ter sistema de transportes sobre trilhos condenando-os a frequente dependência dos pneus.O seu achismo condenou a cidade de Bogotá a um caos inominável.O sistema de BRT nasceu na década de 70 criado pelo então prefeito de Curitiba Jaime Lerner,mais qual era a população de Curitiba naquela década??? 40 anos se passaram e agora o sistema de Curitiba já deu o que tinha que dar,também em menor grau mais já esta saturado tal e qual o de Bogotá.Curitiba assim como Bogotá já projetam os seus sistemas de Metro embora tardiamente,pois não ha mais como fugir dessa realidade.O Brasil durante 60 anos abandonou as suas ferrovias para privilegiar o transporte rodoviário,ônibus,caminhões,e automóveis e hoje paga caro por uma política rodoviarista equivocada que nos foi imposta pelos interesses de multinacionais do setor e políticos com uma visão extremamente limitada e equivocada para um país de dimensões continentais com o nosso.Menos ônibus,menos caminhões, menos automóveis, vamos voltar a andar nos trilhos,e vamos pedalar.Pregopontocom - Videos sobre o BRT de Bogotá -http://pregopontocomvideos.blogspot.com.br/p/transportes-sobre-pneus-brt-onibus.html

domingo, 27 de maio de 2012

A GREVE E A FRAGILIDADE DO ATUAL SISTEMA DE TRANSPORTES POR ÔNIBUS DE SALVADOR

BRT de Bogotá abaixo Metro de Lyon
Finda a GREVE  dos rodoviários dos transportes  de Salvador cabe-nos agora uma reflexão,uma profunda reflexão.Salvador é uma cidade com 3 milhões de habitantes somando-se ai mais um grande contingente populacional da RMS (Região metropolitana de Salvador) que juntas tornaram-se reféns das consequências negativas da evidente fragilidade do monopólio exclusivo do sistema de transportes por ônibus. Pararam os ônibus e com eles toda a cidade e a RMS ,além da interrupção dos transportes intermunicipais.Salvador é hoje uma cidade dependente dentro do seu sistema de mobilidade urbana de um único e exclusivo modal de transportes,os ônibus,o transportes sobre pneus, o que torna toda a população que faz ou tenta fazer uso do mesmo dependente dessa única opção.Tivéssemos aqui funcionando já os dois sistema de Metrôs ( Lapa/Pirajá e Rt. do Abacaxi/L.de Freitas) e o nosso trem do subúrbio operando normalmente já revitalizado e com novas composições em toda sua extensão,e também se o nosso atual sistema de transportes verticais fosse ampliado e estivesse plenamente funcionando ( Elevadores e Funiculaires ou Plano inclinados) além da implantação de alguns teleféricos nos locais apropriados,a população não estaria tão vulnerável e certamente os efeitos dessa greve não seriam tão nefastos e não provocariam mais ainda o agravamento do grande caos urbano já instalado em nossa cidade, os efeitos seriam  bem menores.A diversificação dos modais de transportes torna-se uma questão não só importante do ponto de vista técnico e operacional,mais também do ponto de vista estratégico e de segurança,por isso se faz necessário a urgente implantação de um sistema de transportes de massa sobre trilhos em vários setores da cidade e a ampliação e modernização do já existente ( O trem do Subúrbio ), tornando-o um sistema Metropolitano,bem como a imediata recuperação e ampliação de todo o sistema de transportes verticais,bem como a implantação de sistemas de teleféricos que cabem como uma luva na topografia composta de vales e relevos da nossa cidade.A dependência do monopólio de um único modal de transporte existente, tornam a cidade e a sua população reféns não só da deficiência e precariedade do sistema, como também das querelas salariais que ocorrem anualmente entre trabalhadores e patrões do setor ou alguma outra justificativa para uma  paralisação.Que isso sirva de exemplo ainda que tardiamente e soe como um alerta,principalmente para aqueles que de maneira equivocada e de certa forma até irresponsável, movidos única e exclusivamente por interesses políticos particulares e econômicos, defendem um modelo único com a implantação dos BRTs, perpetuando a existência impar de um modal de transportes sobre pneus e condenado a nossa cidade e a sua população a conviverem abraçadas ao atraso e vitimas das consequências da perpetuação e institucionalização do caos urbano já instalado em nossa metrópole,ônibus não atraem pessoas que usam o transporte individual.Salvador é a única capital importante do Nordeste ainda sem perspectiva nessa área,que sofre com os efeitos da imobilidade urbana por consequência da imobilidade dos seus gestores no que tange a  investimentos, e execução de projetos no setor de transportes público de massa por trilhos e complementares. - Pregopontocom