PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Consórcio da CAF vence licitação do VLT de Cuiabá no MT


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O Consórcio VLT Cuiabá, composto por CR Almeida, Santa Bárbara Construções, CAF Brasil, Magna Engenharia e Astep Engenharia, foi anunciado como o vencedor da licitação do VLT de Cuiabá e Várzea Grande. O resultado da concorrência por Regime Diferenciado de Contratações (RDC) foi publicado no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, nesta quinta-feira (24/05). A decisão cabe recurso.
O grupo apresentou o menor preço na licitação, com o valor de R$ 1,477 bilhão, e totalizou 99,88 pontos. Se não houver contestação, este será o primeiro VLT elétrico da América Latina. A CAF será responsável pelo material rodante e pela sinalização do sistema. A companhia de origem espanhola vai fabricar os trens em sua unidade em Hortolândia (SP). Há 10 dias, a CAF anunciou que pretende liderar um consórcio para o Trem de Alta Velocidade Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.
A CR Almeida, que faz parte do grupo, participou de obras no Metrô de Brasília, na Trensurb, MetrôRio, Ferrovia Norte-Sul, Ferroeste e na Estrada de Ferro Ponta da Madeira, que liga Ponta da Madeira (MA) ao projeto Carajás (PA), da Vale.
A licitação do VLT de Cuiabá e Várzea Grande foi por Regime Diferenciado de Contratações, que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante. A licitação previa a escolha do vencedor por pontuação e a proposta técnica tinha peso de 60% e a de preço 40%.
O segundo colocado na licitação foi o consórcio “Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom”, que propôs R$ 1,547 bilhão. Em seguida veio o consórcio “Tranvia Cuiabá” (S/A Paulista Construções e Comércio/T´Trans/ Isolux Projetos e Instalações /Corsàn-Corviam Construcciòn/ Isolux Ingenierìa/Vossloh España/ Vossloh Kiepe/Vetec Engenharia), com R$ 1,596 bilhão. O maior valor foi proposto pelo consórcio “Expresso Verde” ”(Engeglobal Construções/China National Machinery Import & Export Corporation – CMC/Construtora RV/Convap/ Três Irmãos Engenharia/Ecoplan) com R$ 1,850 bilhão.
Fonte - Revista Ferroviária 25/05/2012




Comentário Pregopontocom -  ENQUANTO ISSO EM SALVADOR NEM LICITAÇÃO E NEM SE QUER SE FALA DO ASSUNTO DO METRO METROPOLITANO DE SSA / L. DE FREITAS


41% das obras da Copa ainda não começaram

Sistemas de VLTs de Cuiabá e Brasília e o monotrilho de Manaus,Metro de Salvador,ainda não tiveram suas obras iniciadas.

Valor Econômico


O Ministério do Esporte divulgou ontem o primeiro balanço de 2012 sobre o estágio das obras de infraestrutura da Copa Mundo de 2014. O levantamento demonstra que, até abril, 41% dos projetos ainda não haviam saído do papel. O ministro Aldo Rebelo, no entanto, disse que está tudo sob controle e governo não precisará contar com "milagres" para concluir as obras a tempo. "Nesse caso, podemos dispensar os serviços dos santos", disse o ministro.
Do total de 101 empreendimentos, 9% já estão com a licitação concluída. Outros 17% das ações têm o processo de licitação em andamento. Ainda em fase de elaboração de projeto, estão 15% das ações.
Até agora, foram concluídos 5% dos empreendimentos e 54% estão em obras. Ao todo, o governo estima um investimento de R$ 27,1 bilhões nas 12 cidades escolhidas para sediar os jogos. A apresentação do balanço foi acompanhada pelos ministros da Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Miriam Belchior (Planejamento), Wagner Bittencourt (Secretaria de Aviação Civil) e Leônidas Cristino (Secretaria de Portos).
Os projetos concluídos, até agora, respondem por investimento de R$ 200 milhões. Isso representa apenas 1% do volume programado até 2014. A ministra do Planejamento explicou que é "comum" os empreendimentos exigirem, inicialmente, um baixo nível de desembolso. Segundo ela, o volume de investimento aumentará na fase final de execução. "A terraplanagem terá um custo pequeno em relação ao das obras de acabamento de um estádio", justificou Miriam.
A maior parte dos recursos vai para as 51 obras de mobilidade urbana. Dos R$ 12 milhões, R$ 7,4 bilhões são de financiamento federal e outros R$ 4,6 bilhões deverão ser pagos por Estados e municípios. A área de infraestrutura que conta com o segundo maior volume de recursos é a de aeroportos, com R$ 7,4 bilhões. Do total, R$ 3,8 bilhões virão do governo federal e outros R$ 3,6 bilhões do setor privado. Os aeroportos da Copa reúnem 31 projetos de expansão.
As 12 obras dos estádios receberão R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 3,7 bilhões de financiamento federal, R$ 2,5 bilhões dos orçamentos estaduais e municipais e outros R$ 600 milhões do setor privado. Os R$ 900 milhões restantes serão aplicados em sete empreendimentos do setor portuário.
Fonte - Revista Ferroviária 24/05/2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SALVADOR, O CAOS SOBRE O CAOS...

Salvador

Salvador vive um momento de descontrole administrativo onde tudo é permitido em nome do lucro para aqueles que olham para a nossa cidade e apenas enxergam cifras milionárias,ainda que tenham que passar com os seus tratores por cima de questões ambientais,econômicas e sociais comprometendo perigosamente o futuro da nossa cidade e da sua população.

Da Redação
foto - ilustração
Não é de hoje que todos nós preocupados com o trágico rumo em que descamba a cidade de Salvador,descendo ladeira abaixo, fazemos coro constantemente e chamamos a ATENÇÃO para o CAOS URBANO e administrativo  que vive atualmente a nossa cidade e em varias direções.Saúde,Educação,Limpeza Urbana,Alagamentos,Encostas,Conservação do patrimônio Histórico Cultural e além de todas estas questões aqui citadas a prepotência e o descontrole dos setores imobiliários e de transportes.A especulação imobiliária predatória é no momento o alvo de grandes debates e contestações por parte de grande parte da sociedade civil,movimentos sociais organizados,políticos e também de Técnicos,Engenheiros,Arquitetos e Urbanistas da nossa cidade e no bojo dos resultados negativos,alem dos prejuízos ambientais e urbanos que são constatados, já começa a dar sinais também de saturação do mercado e de uma bolha imobiliária em formação.Salvador vive um momento de descontrole administrativo onde tudo é permitido em nome do lucro para aqueles que olham para a nossa cidade e apenas enxergam cifras milionárias,ainda que tenham que passar com os seus tratores por cima de questões ambientais,econômicas e sociais comprometendo perigosamente o futuro da nossa cidade e da sua população.Nada é poupado nesse caminhar devastador,reservas ambientais são destruídas e aniquiladas,encostas desmatadas e a orla da cidade agora é o novo alvo,com  complacência das autoridades constituídas com algumas reações aqui e ali de uns poucos que ainda resistem se incomodam e se preocupam em defender a causa pública mais que esbarram nas dificuldades impostas pelos tramites legais constantemente utilizados  pela força do poder do capital para retardar e obstruir ações provenientes do MP,
Pregopontocom

Defensores públicos,movimentos sociais e movimentos populares organizados na busca da reparação.Agora a nossa cidade vive mais uma convulsão causada pela greve dos rodoviários em prol da melhoria salarial da classe,nada mais do que justo para todos eles,mas nada mais do que tão injusto para com a população de uma cidade que já sofre diariamente as terríveis consequências de um transporte ruim e de péssima qualidade que atende mal a nossa cidade controlado a anos por um oligopólio nocivo e predatório que oprime e desrespeita constantemente os nossos cidadãos.Essa é uma história velha batida e rebatida a qual os nossos governantes estão acostumados a manipular,lambuzam sempre com promessas vazias o povo da nossa cidade e nada fazem de concreto para mudar essa realidade.A 12 anos esperamos por um metrô que deveria ligar a Estação da Lapa a Estação de Pirajá que mal conseguiu chegar a metade do caminho (6 KM) e ainda assim não serve pra nada,pra coisa nenhuma, ao custo estimado em R$1.2 bilhão.Agora a toque de caixa as vésperas das eleições municipais e da inauguração de um Shopping Center vizinho a Estação da Rt do Abacaxi querem fazer funcionar o dito cujo,supostamente de graça ao custo de R$32 milhões por mês provenientes de recursos do governo federal que obviamente saem dos nossos bolsos através dos impostos taxas e tributos que pagamos.Então COMO ASSIM DE GRAÇA????? de graça para quem????   certamente para aqueles que irão se beneficiar dos dividendos políticos e financeiros com essa operação.Com R$ 32 milhões por mês se reestruturaria e se modernizaria a ferrovia do subúrbio,beneficiando a sofrida população local,incluindo-se ai a compra de novos trens ao invés de se gastar quase o valor igual com a reforma de um trem com 50 anos de uso que já dura meses nas oficinas da CTS ou de outros com mais de 60 anos de uso que foram doados pela CPTM de SP.Com essa mesma quantia que poderá ser gasta todo mês por 6 meses ou até um ano como querem alguns,se implantaria uma linha de VLT na Cidade Baixa saindo do T.da França/Pça.Cairu no minimo chegando ao Largo de Roma ou quem sabe até a Baixa do Bonfim e em seguida até a Ribeira,fazendo conexão com o trem do subúrbio na Calçada.Ou então um sistema de VLT ligando a Pça. da Sé ao Campo Grande/Canela,revitalizando o centro da cidade.Se modernizaria o Elevador Lacerda,o Plano Inclinado Gonçalves ( Sé /Comercio) paralisado a meses,se restauraria e recuperaria o nosso Histórico Elevador do Taboão abandonado a mais de 60 anos, e que resiste heroicamente desafiando aqueles que se recusam a enxerga-lo e a compreender a sua importância não só como um transporte público mais também como um marco na história da nossa cidade.Se construiria outros sistemas semelhantes de transportes horizontais em outros bairros da nossa cidade bem como sistemas de teleféricos ligando alguns bairros da cidade por sobre vales,a explo de Nazaré ao Pelourinho,Engenho Velho de Brotas ao Eng. Velho da Federação e tantos outros.Enquanto isso a Av.Paralela proporciona um cenário angustiante de caos intermitente no transito durante quase todo o dia para todos que por ela transitam seja de ônibus de carro,de moto, sem que a promessa de um Metrô de superfície que ira ligar Salvador a L. de Freitas por aquela via sequer tenha sido licitado e pouco se comenta sobre o assunto, enquanto isso cidades com Cuiabá no MT que iniciou um processo semelhante pela implantação do sistema de VLT em substituição ao BRT, na mesma época de Salvador,apesar das dificuldades enfrentadas por lá terem sido bem maiores e mais complicadas o projeto já esta bem mais adiantado com a licitação já realizada concluída e definido o consorcio vencedor.Mais enquanto isso a obra da Arena da Fonte Nova galopa célere em direção a copa de 2014.Agora, com mais uma greve dos rodoviários é mais uma oportunidade a ser usada  para se impor a população de Salvador mais um aumento na tarifa de um sistema de transporte indigno,ordinário,desqualificado,que na verdade presta um autentico desserviço a todos que infelizmente dependem dele e que o usam para se locomover pela cidade.Estão brincando com o povo de Salvador,tratam-nos como se não tivéssemos nenhum direito sobre a nossa cidade,agem com se fossem eles os seus legítimos e únicos donos,o povo,na verdade não tem a menor importância,a não ser na hora do voto.ACORDA SALVADOR.....VAMOS SALVAR SALVADOR.
Pregopontocom  - 23/05/2012

Greve de trens e metrô causa tumulto na zona leste de SP

Revoltados, os usuários se uniram para impedir a passagem de alguns ônibus. Policiais da Tropa de Choque tentam controlar a situação na região. Os policias usam bombas de gás lacrimogêneo para afastar a multidão. 


Do R7.com 23/05/2012

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rede Record rebate acusações da Veja

Record e Veja o clima esquenta



A divulgação de escutas telefônicas pelo jornalismo da Record causou irritação na direção da revista que neste final de semana reagiu com a publicação de ataques infundados contra a emissora. Curiosamente a revista da Editora Abril publicou a mentira em uma seção chamada Radar. A mesma que aparece nas gravações da operação Monte Carlo como destino das informações de interesse do contraventor Carlos Cachoeira. Fonte R7.com 21/05/2012

domingo, 20 de maio de 2012

Dilma se reúne com ministros para se posicionar sobre Código Florestal

20/5/2012 11:51,  Por Redação, com ABr - de Brasília

Dilma tem até o dia 25 deste mês para sancionar ou vetar o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados

Os possíveis vetos ao novo texto do Código Florestal foi tema de reunião que presidentaDilma Rousseff teve no sábado com vários ministros, no Palácio da Alvorada. Ao longo da semana, Dilma e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, já haviam se reunido três vezes para tratar do tema.
Dilma
A presidenta Dilma tem até o dia 25 deste mês para sancionar ou vetar – parcial ou totalmente – o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados. O texto do Congresso Nacional chegou à Casa Civil no último dia 7.
Na reunião de ontem no Palácio da Alvorada estiveram presentes as ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da Comunicação Social, Helena Chagas; e os ministros Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário; Mendes Ribeiro, da Agricultura; e Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União.
O texto do novo Código Florestal aprovado pelos deputados desagradou ambientalistas e não era a versão que o Palácio do Planalto esperava aprovar. Durante a tramitação no Senado, o governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.
Entre os pontos polêmicos da nova redação da lei florestal está, por exemplo, a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção de áreas de preservação permanente (APPs).
O veto presidencial pode ocorrer por razões políticas, quando o projeto ou parte dele é considerado contrário ao interesse nacional, ou por motivos jurídicos, quando o texto ou parte dele for inconstitucional. O veto é analisado pelo Congresso Nacional e pode ser derrubado se houver maioria absoluta no Senado e na Câmara. Fonte - Correio do Brasil  20/05/2012