PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

TRANSPORTE PUBLICO O VERDADEIRO CUSTO DA TARIFA

Transporte/Tarifa

O custo da passagem do transporte não está no preço da tarifa,mais sim na maneira como ela é manipulada e cobrada.TARIFA UNICA INTEGRADA POR TEMPO DE PERMANÊNCIA NO SISTEMA,esse sim deverá ser o grande foco das discussões

Da Redação

    A grande discussão sobre o tamanho da tarifa cobrada pelo sistema de transporte publico em Salvador deixa de fora a mais importante e a mais relevante das questões contidas no tema.Enquanto se discute o aumento que todo ano é concedido pela Prefeitura do município as empresas operadoras do sistema, o mais importante de tudo é esquecido e colocada a margem das discussões. A INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA, é e deverá estar incluída nesse tema como a principal reivindicação por parte de todos os movimentos que se mobilizam em torno dessa questão.TARIFA UNICA INTEGRADA POR TEMPO DE PERMANÊNCIA NO SISTEMA,esse sim deverá ser o grande foco das discussões.A questão do aumento analisada friamente é secundaria e sabiamente manipulada pela prefeitura e SETPS pois o aumento sempre acaba saindo de um jeito ou de outro, pelo acordo de "cavalheiros" entre prefeitura e SETPS.Se eles querem R$0,20 de aumento na passagem, pedem R$0,60,a prefeitura diz que não da,faz o jogo de cena para fingir que esta preocupada com a pressão dos movimentos populares,depois que a coisa esfria ai termina dando R$0,25 em vez de R$0,20 para compensar o atraso.O calcanhar de aquiles do SETPS não é o aumento de tarifa é a INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA,e isso eles não querem e não admitem ouvir falar nem em sonho,ou um autêntico pesadelo para eles.( A integração alfabética e colorida existente é uma GRANDE PIADA )Um sistema de INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA idêntico ao já existente na Europa e que também já vem sendo implantado em São Paulo,Aracaju que embora com um sistema de integração fechada,valida apenas nos terminais,tem um dos maiores percentuais de integração do Brasil e o de Curitiba, é que faz com que o custo da passagem para o usuário se torne menor e também flexibiliza de maneira mais pratica e simples o uso de todos os modais de transportes publico disponíveis para a população.Vamos aqui a alguns exemplos práticos: na França (cidades por mim pesquisadas em loco,Lyon e Paris), um bilhete de uma hora custa E$1,60 o de duas horas E$2,30 um cartão mensal valido de 1º a 30 em torno de E$43,00, o preço da tarifa é inversamente proporcional ao tempo de permanência,ou seja diminui a medida que vc adquire um bilhete com um numero de horas maior e funciona dessa maneira para incentivar as pessoas a andarem de transporte publico ao invés do transporte individual.Na Itália em diversas cidades também pesquisadas (Torino,Milano,Venezia,Mestre Venezia,Roma) um bilhete de uma hora e quinze minutos ( 75 minutos) custa E$1,00 também para todos os modais.Ate os bilhetes para os ônibus de turismo (na França e na Itália) bem como os bilhetes para os Vaporetos (lanchas ) em Venezia podem ser adquiridos com a opção de integração com o transporte publico da cidade e até com validade de 24 horas. Vejam bem a grande diferença entre a tarifa integrada unificada e a tarifa por itinerário como é cobrada aqui em Salvador... se uma pessoa usa 4 ônibus diariamente para se deslocar para o trabalho,2 de ida e mais 2 de volta, supondo que gaste em cada trajeto (um de ida outro de volta) em média 50 minutos, pelo sistema atual gastaria R$5,00 de ida e caso a passagem aumente em R$0,20 seria R$5,40 e mais R$5,00 ou R$5,40 de volta, então no total se gastaria R$ 10,00 ou R$10,80 de ida e volta.Com um bilhete único de 1 hora integrado, mesmo no valor de R$2,70 se gastariam apenas dois bilhetes nesse valor no total de R$5,40, um para ir outro para voltar,pegando os mesmos 4 ônibus.Essa é a conta que deve ser feita e considerada....O foco ( principal ) acreditem.... é esse,...TARIFA ÚNICA INTEGRADA POR TEMPO DE PERMANÊNCIA NO SISTEMA. Obs.Não desconsideramos o fato da luta dos movimentos sociais e populares na busca de uma tarifa justa,e compatível para o transporte de Salvador principalmente com o esse tipo de serviço prestado pelas operadoras do sistema,que todos nós sabemos ser de PÉSSIMA qualidade,um dos mais caros e piores do Brasil,porem tem que se levar em consideração que outros fatores são cruciais e muito importantes na composição do custo do transporte publico para a população,um deles e o mais importante na nossa opinião e a falta da INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA,mais outros fatores também que passam despercebido da população podem até dobrar o custo da tarifa em alguns casos como por expl. supomos que basta que se manipule alguns itinerários de linhas de ônibus onde os usuários utilizavam apenas um deles para fazer a sua viagem e a partir de um determinado momento sejam obrigados a utilizar 2 ônibus para fazer a mesmo roteiro.É preciso ficar muito atento a todos esse detalhes.
    Pregopontocom  06/12/2012

Artigos Relacionados - O Vexame dos Transportes no País - BRT de Salvador - Transportes Especiais  - Vamos Pedalar

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

QUILOMBO RIO DOS MACACOS - Canudos é aqui, entre Salvador e Simões Filho, na Baía de Aratu...





Quilombolas protestam na Base Naval de Aratu


    Cerca de 50 quilombolas foram ao local para protestar
Cerca de 50 quilombolas foram ao local para protestarIntegrantes da comunidade quilombola Rio do Macaco, instalada num trecho das margens da Baía de Todos os Santos, apreveitaram a presença da presidente Dilma Rousseff na Base Naval de Aratu, região metropolitana de Salvador, para denunciar nessa manhã de segunda-feira, 2, que vêm sofrendo pressão da Marinha devido à proximidade da Vila Militar da unidade.As 50 famílias se queixam que os fuzileiros "passeiam à noite pelas suas roças" criando clima de tensão com o objetivo de expulsá-los da área. Além disso, alegam que o acesso à comunidade é controlado pelo portão de entrada da Vila Militar.O grupo de quilombolas aproveitou a presença de jornalistas no píer marítimo de São Thomé de Paripe, que estão de plantão para cobrir o descanso da presidente, para organizar um barulhento protesto contra a Marinha. Levaram várias faixas cobrando uma "solução" à presidente Dilma Rousseff.Uma das frases acusava: "Marinha quer expulsar comunidade Rio do Macaco". Outras pediam socorro: "Vai permitir isso presidenta?" e  "Dilma tem que nos ajudar". Os manifestantes levaram o "bumba-meu-boi" para o protesto realizado próximo ao muro que isola a praia de Inema, privativa da Base Naval à de São Thomé de Paripe.
Disputa
Parte da área onde a comunidade está instalada, segundo os moradores, há cerca de 200 anos, é disputada judicialmente pela Marinha, que pretende usar o local para ampliar as instalações da base naval.
Em outubro de 2010, a 10ª Vara Federal da Bahia determinou, por meio de liminar, a desocupação de 43 imóveis do quilombo. A área na qual eles estão localizados foi cercada pela Marinha, e a entrada e saída dos moradores passou a ser monitorada. Um ano depois, porém, a área foi oficialmente declarada comunidade quilombola, com publicação no Diário Oficial da União em 4 de outubro, e a Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial (Seppir), do governo federal, solicitou que a Procuradoria Geral da União (PGU) interviesse no caso.
No início de novembro, o Tribunal de Justiça da Bahia suspendeu a execução da liminar, que estava em fase de cumprimento coercitivo, e deu prazo de mais quatro meses, a partir de 4 de novembro, para  negociações. Fonte - A Tarde 02/01/2012