PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VLT...UMA NOVA ALTERNATIVA DE TRANSPORTES SE ESPALHA PELO BRASIL

Transportes sobre trilhos

A solução para os grandes problemas de Mobilidade Urbana na atualidade nas grandes e médias cidades,passa obrigatoriamente pelos trilhos

Por A.Luis
           
VLTs -1º Bom Sinal  Fortaleza
 2ºAlstom  Lyon

Não é de agora que estamos propagando,falando,comentando e divulgando as GRANDES VANTAGENS dos VLTs,os chamados Veiculos Leves sobre Trilhos,Bonde Moderno ou Trens Urbanos como sistemas de transportes urbanos de média capacidade.São claras todas as suas vantagens sobre os sistemas urbanos sobre pneus,Ônibus,BRTs,e os seus corredores exclusivos de transito.Não que em hipótese nenhuma os ônibus ( principalmente para os que "defendem" a sua capilaridade!!!!) sejam desnecessários os descartados,não jamais,mais eles precisam apenas ocupar o espaço que lhe cabe,que lhe é devido e destinado como sistemas alimentadores,complementares e modos de circulação interna em médios e grandes bairros.Mais ainda assim nessa história não estão sozinhos, pois deverão ter a companhia de sistemas de transportes Verticais,Ciclovias e no caso da cidade de Salvador cabem muito bem os Teleféricos,ligando os nossos bairros cumeados atravessando os muitos vales aqui existentes.Voltando ao VLTs, são veículos que utilizam energia limpa (não poluentes),não dependem mais de rede elétrica aérea continua,(eliminando os inconvenientes visuais) não desgastam o piso rolante,por isso exige baixa manutenção do mesmo,são mais seguros,mais confortáveis duram em média 30 anos e transportam ate 800 passageiros,além de não necessitarem de estações de grande porte,pois operam em pontos semelhantes aos dos ônibus e usam as estações de integração com outros sistemas de grande capacidade,Trens e metrôs.O VLT ,um sistema intermediário entre o Metrô e o Ônibus, aqui vai conseguindo despertar definitivamente um grande interesse em várias cidades  brasileiras que começaram a enxergar todas as suas grandes vantagens advindas da sua principal característica de ser um veiculo sobre trilhos entre muitas outras aqui já citadas.Tudo isso deve-se,e temos de reconhecer,ao trabalho pioneiro desenvolvido pela CBTU,através do projeto "trem padrão"desenvolvido no Nordeste, em parceria com a 1ª fabrica de VLT  totalmente nacional,a Bom Sinal  instalada no Brasil, precisamente na cidade de Barbalha no Ceará juntamente com o Governo do estado cearense através da Metrofor,que teve inicio através do seu 1º projeto "semente" no Brasil através do VLT (Metrô) do Cariri,(Ganhador de 2 prêmios GreenBest seguidamente) ligando as cidades de Crato a Juazeiro do Norte.A partir dai então o VLT começou a tomar corpo e a ocupar o lugar vazio que para ele a muito tempo já está reservado.Mais ainda assim é preciso investir muito mais não só na implantação de novos sistemas desses veículos,como também na conscientização do povo Brasileiro e da grande maioria dos nossos governantes,boa parte deles ainda rodoviaristas "amantes" dos pneus que ainda torcem o bico e fazem cara feia para o VLT, que nada mais é do que uma evolução natural dos antigos e "desprezados" Bondes que fazem parte do passado e da história dos nossos transportes e que agora retornam em alto e bom estilo e voltam ao cenário para compor o presente e o futuro do nosso pais,chegando definitivamente para ficar e ficar.
Pregopontocom  26/11/2012


Um comentário:

  1. Hum......... Se espalha pelo nordeste. Aqui é Sampa fica no promessa......

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito