quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O "mensalão" dos 79... e o "Faz-me rir" da Bahia... $$$$$$$$ - por Bob Fernandes


 Bob Fernandes / O "mensalão" dos 79... e o "Faz-me rir" da Bahia
Publicado  por jornaldagazeta 07/11/2012

Transcrição
Quando o assunto é corrupção nunca é demais lembrar dois números impressionantes: os brasileiros devem mais de R$ 1 trilhão em impostos à receita federal. por outro lado, o governo federal, e os estados, devem R$100 bilhões aos cidadãos. Isso, em precatórios que não foram pagos.
As surpresas nunca acabam. O jornal "o estado de s.paulo" revela: quando depôs no ministério público, já há anos, Marcos Valério, entregou uma lista com 79 nomes. Mas essa lista de Valério não é de petistas, não diz respeito ao chamado "Mensalão do Pt". Essa lista é sobre "o mensalão" do Psdb de Minas
Numa carta enviada ao jornalista Luis Nassif, reproduzida no "Estadão", Marcelo Leonardo, advogado de Valério, diz que Valério entregou uma lista com os nomes de 79 parlamentares e ex-parlamentares. Lista com os valores e os recibos do chamado "Mensalão do Psdb". Fato esse, o dos 79, que estranhamente, seguia inédito nas manchetes.
O advogado de Valério acusa o ex procurador geral da República, Antonio Fernando de Souza, de ter usado dois pesos e duas medidas. diz ele: "No caso (do mensalão mineiro) ele (o procurador) não ofereceu denúncia contra os deputados; por entender que era caixa II eleitoral e que o crime já estava prescrito". O mesmo procurador entendeu e encaminhou de maneira diversa o caso do PT.
Essas são denúncias, e casos, nacionais. Vamos um exemplo municipal de impunidade e de esculhambação. João Henrique é prefeito de salvador desde 2005. O tribunal de contas dos municípios reprovou as contas do prefeito nos anos de 2009 e 2010.
O tribunal julga, até dia 15 de dezembro agora, as contas de 2011. pelo que já se sabe, o caminho é o mesmo: contas reprovadas pela maioria dos conselheiros. O que falta é a Câmara de Vereadores confirmar ou não a rejeição das contas de 2009 e 2010. O que pode deixar João Henrique inelegível.
Dos 41 vereadores, a oposição tem 9; e teria 14 votos pela rejeição. João Henrique é avaliado como o pior prefeito do brasil. a câmara, assim como o executivo, tem um histórico de, digamos, simbiose com empreiteiros de salvador. nos últimos anos a cidade foi vítima de um estupro imobiliário devastador.
Por que os vereadores não rejeitam as contas de João Henrique, ou, não recusam a rejeição? Dos 41 vereadores, 22 não foram reeleitos. Entre eleitos e não eleitos, muita gente precisa cuidar da vida. É aí que entra o "faz-me rir".
"Faz-me rir" é expressão surgida numa operação da PF na Bahia. Num grampo, alguém pedia ao corruptor um "Faz-me rir". Pois bem, o blogueiro @erickissa, da rádio metrópole, informa: a votação não anda na câmara porque ainda não se chegou a um acordo sobre o "faz-me rir".
Segundo Erick vereadores reclama abertamente: tendo como desculpa a copa do mundo, a câmara aprovou lei que ampliou o estupro imobiliário. Foi um escândalo à época. Mas até hoje a rapaziada não viu a cor do "faz-me rir" anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito