quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Governo Federal vai refazer estudo sobre trens de passageiros

Pendolino
Dez anos após ter encomendado pesquisa sobre o tema e sem que nenhum trecho saísse do papel, Planalto conclui que é preciso avaliar tudo novamente.
Dez anos após a elaboração de um extenso estudo sobre a demanda por trens regionais de passageiros no país, o governo federal vairefazer toda a análise no próximo ano, sem que ao menos um dos 64 trechos avaliados inicialmente tenha saído do papel. O Ministério dos Transportes pretende licitar nos próximos meses uma nova pesquisa sobre a viabilidade de se utilizar a malha ferroviária existente para transportar pessoas.
O diretor de Planejamento do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa, disse nesta quarta-feira que o uso de trens regionais de passageiros é uma alternativa viável para o Brasil, mas que exige uma série de estudos detalhados e a atualização da pesquisa realizada em 2002. "O transporte ferroviário é diferente do rodoviário, onde basta o empresário colocar um ônibus para rodar. No caso dos trens, existem diversas particularidades técnicas que precisam ser equacionadas", afirmou Costa, após participar do seminário "Trens de Passageiros – Uma Necessidade Que Se Impõe", na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo o diretor, dos 64 trechos avaliados dez anos atrás, cerca de uma dúzia foi considerada prioritária pelo governo, mas apenas seis chegaram à fase final de estudos de viabilidade, que devem ser concluídos em 2013. Dois desses trechos ficam no Rio Grande do Sul, um no Paraná, um na Bahia, e dois deles no Maranhão, incluindo uma ligação com o Piauí.
"Antes se falava apenas de linhas curtas de até 30 quilômetros de extensão, mas o novo estudo irá contemplar trechos maiores, com até 100 quilômetros", acrescentou. "Ainda assim, a maior demanda deve ocorrer nos percursos mais curtos, realizados diariamente entre a residência e o trabalho ou estudo dos usuários", completou.
A ideia do governo é implantar na modalidade o modelo de Parceria Público Privada (PPP) que será adotada para o transporte de cargas nas vias férreas. Nesse sentido, os futuros concessionários do transporte de passageiros seriam responsáveis pelo material rodante – os próprios trens – e pela sinalização das linhas, comprando o direito de passagem pelos trilhos dos administradores de cada ferrovia. "Também será necessária a revitalização de estações e a construção de pátios de manobra", lembrou o diretor.
Mas, para que os trens de passageiros finalmente saiam do papel, a ANTT ainda precisa regulamentar o meio de transporte. "Não existe ainda um marco regulatório específico para esse tipo de operação. É preciso definir as normas e padrões para a sinalização das vias, as relações com os usuários e inclusive como se dará o direito de passagem pela infraestrutura", concluiu.
Veja 21/11/2012
Fonte - São Paulo Trem Jeito 21/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito