domingo, 4 de novembro de 2012

Acidente com trem de Campos do Jordão


Acidente com bondinho de Campos do Jordão (SP) repete tragédia de 1959
G1 – Renato Ferezim - 04/11/2012
(foto Renato Ferezim)
Cenário deste sábado é o mesmo de acidente ocorrido há 53 anos. Cruz, colocada em homenagem ao motorneiro morto, permanece intacta.
Eram 17h50 de sábado (3) quando o trem partiu da estação de Santo Antônio do Pinhal. Nele, 39 turistas que haviam passado o dia em Campos do Jordão, retornavam. Segundo comerciantes do local, nenhum deles havia comentado sobre qualquer anormalidade no passeio.
Chovia e havia neblina. Cerca de dez minutos depois da partida o trem entrava em uma descida em linha reta, de pouco mais de 300 metros. Segundo os passageiros, o veículo parecia desenvolver alta velocidade. Em uma curva, a Automotriz 02 da Estrada de Ferro Campos do Jordão saiu da linha, acertou um barranco e foi levando parte da vegetação do local. Andou fora da linha por pouco mais de 30 metros e parou exatamente ao lado de uma cruz de pedra.
A cruz é uma homenagem ao motorneiro - condutor do bondinho - Benedito da Silva, morto em 1959 em um acidente idêntico, ocorrido no mesmo local. "O trem veio em alta velocidade e desceu muito rápido. Machucou muita gente e morreu o motorneiro", diz Geralda dos Santos, de 60 anos.
Geralda não estava no trem neste dia, mas a cunhada, que morava no Rio de Janeiro, fazia o passeio pela primeira vez. "Ela ficou muito tempo depois com problemas de saúde devido ao acidente. Faleceu um tempo depois", diz a moradora em Santo Antônio do Pinhal que quando soube do acidente resolveu visitar o local.
Mesmo após o acidente deste sábado, a cruz de pedra permanece intacta. Ao lado dela está uma queda d'água e uma ribanceira. Se o trem tivesse seguido mais alguns metros, a tragédia poderia ter sido maior.<
Fonte - São Paulo Trem Jeito - 04/11/2012



Atualizado em 24/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito