PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 15 de setembro de 2012

Trens de passageiros - Ainda é possível sonhar e viajar

Estrada de Ferro Vitória a Minas

O Trem de Passageiros da EFVM é o único que realiza viagens diárias e de longa distância no Brasil. Passando por cidades históricas, às margens do Rio Piracicaba e do Rio Doce, em Minas Gerais, ele chega até as praias do Espírito Santo. A viagem de 664 quilômetros entre Belo Horizonte e Vitória tem duração de 13 horas, aproximadamente.
Para mais conforto e comodidade, o trem conta com carro lanchonete, carro restaurante, vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais e ar-condicionado no carro executivo. O atendimento da equipe de bordo é realizado em todos os ambientes.
O percurso
Todos os dias, dois trens de passageiros circulam pela EFVM. Um sai de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, às 7h, chegando a Belo Horizonte por volta de 20h10. O outro parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30, na capital capixaba. Há também um trem que realiza o percurso entre as cidades de Itabira e Nova Era e faz conexão com os dois trens da linha principal.
Em funcionamento desde 1907, o Trem de Passageiros incentiva o turismo na região e contribui para integrar e desenvolver comunidades. Em 2010, mais de 1 milhão de pessoas foram transportadas nos trens da EFVM.

Estrada de Ferro Carajás


Interior de um vagão da classe Executiva do Trem São Luís - Parauapebas
Interior de um vagão da classe Executiva do Trem São Luís - Parauapebas. Foto: Vale

Responsável pelo transporte de 1.100 pessoas por dia, o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) atende a 23 municípios no Maranhão (MA) e no Pará (PA). Em funcionamento desde 1986, o trem é uma excelente opção. Suas tarifas são até 50% mais baratas que as dos transportes rodoviários e, no período das chuvas, ele é o único meio de transporte de algumas localidades
O Trem de Passageiros possui classes econômica e executiva, além de um carro lanchonete – em baixa temporada – e dois carros lanchonetes – em alta temporada. Para conforto das mães que viajam com crianças, existe um fraldário para a higienização dos bebês.
Na composição há também ambulatório para atendimento de primeiros socorros e um carro PCD, exclusivo para pessoas com deficiência. O carro possui duas alas: uma para cadeirantes e acompanhantes e outra para pessoas com mobilidade reduzida. Ambas com ar condicionado e televisão.
O percurso
O trem parte da Estação Ferroviária de São Luís (MA) com destino a Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas, quintas-feiras e sábados. Às terças, sextas-feiras e aos domingos, realiza o percurso de volta. Só não há viagem na quarta-feira, quando é realizada a manutenção dos carros e locomotivas. Em 2010, o número total de pessoas transportadas foi de 339.790.
Veja na tabela abaixo as principais informações sobre o Trem de Passageiros: preço, horário, estações e pontos de venda.
Fonte - www.vale.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito