sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Governo federal oficializa verba para metrô de Salvador e Lauro de Freitas

Transportes sobre trilhos

A edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU) traz decreto que oficializa o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas entre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão executadas por meio de transferência obrigatória. O decreto de número 7.804 é assinado pela presidenta Dilma Rousseff e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

JM
Foto ilustração - Jornal da Mídia
O projeto prevê investimento de R$ 3,5 bilhões para conclusão da Linha 1 (até Pirajá) e a implantação da Linha 2 (do Bonocô a Lauro de Freitas).Salvador – A edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU) traz decreto que oficializa o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas entre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão executadas por meio de transferência obrigatória. O decreto de número 7.804 é assinado pela presidenta Dilma Rousseff e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).
O projeto prevê investimento de R$ 3,5 bilhões para conclusão da Linha 1 (até Pirajá) e a implantação da Linha 2 (do Bonocô a Lauro de Freitas), por meio de uma Parceria Púbico-Privada. Parte deste recurso (R$ 1 bilhão) virá do Orçamento Geral da União (OGU), conforme o decreto.
O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, disse que a inserção do metrô no PAC Mobilidade Grandes Cidades é estruturante para a capital baiana. “Por meio do PAC Mobilidade, teremos ainda um financiamento no valor de R$ 600 milhões para a implantação do metrô neste grande centro urbano, que é a cidade de Salvador”, disse Costa.
A consulta pública que agrega sugestões e críticas ao empreendimento termina na próxima quinta-feira, dia 20. O Sistema Metroviário contará com 20 estações e 36,4 quilômetros de extensão, atendendo diretamente a população de Salvador e Lauro de Freitas, e beneficiando indiretamente a toda a Região Metropolitana.
Fonte - Jornal da Mídia 14/09/2012

2 comentários:

  1. É uma grande vitória do governo Wagner que enfrentou a prepotência do STEPS e jogo de interesses de alguns segmentos políticos que queriam a implantação do ultrapassado BRT. Resta agora, num futuro proximo, amadurecer a idéia de estender esse sistema até o bairro de Cajazeiras e, quem sabe, até Mussurunga, no caso da linha 1. Com a linha 2, estendê-lo até Portão.

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    1. Vamos continuar na luta,em busca de novas conquistas e novos rumos para a mobilidade urbana em Salvador.

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