PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

domingo, 26 de agosto de 2012

Metro de Salvador Linha 1 - 6 km de NADA

Transportes sobre trilhos

Da Redação

A tentativa inócua da prefeitura de Salvador de fazer funcionar a qualquer custo o tramo 1 do metro Lapa/Pirajá ( LINHA 1) pode trazer sérios prejuízos para o mesmo e de nada adiantará essa precipitada operação.Nem uma empresa ou consorcio,haja vista o desinteresse de todas em participar da licitação promovida pela prefeitura,irá se atirar numa aventura duvidosa e provavelmente desastrosa,somente para satisfazer o impeto da prefeitura em fazer o metrô funcionar a qualquer custo, arcando elas com o ônus de uma provável manobra política eleitoreira.Não existe viabilidade econômica e técnica no funcionamento apenas desse tramo (de 6km) do metrô da linha 1,e um coro de vozes sustentam isso, na atual conjuntura.Primeiro ele deveria,a exemplo do que acontece atualmente com o Metrofor, o Metrô de Fortaleza,( e como todos os novos metrôs que entram em operação pelo mundo) passar por um período de testes ( operação assistida) de no minimo 6 messes a 1 ano,e além disso não existem atualmente nenhuma estrutura e nem um planejamento para o funcionamento da estação da rotula do abacaxi para dar suporte e continuidade as viagens dos usuários através de outro modal,no caso os ônibus,e até mesmo a conservação do equipamento é precária.Não foram planejados sistemas de alimentadores e receptivos para aquela estação e nem para a estação intermediária de Brotas,tudo irá funcionar na base do improviso,algumas linhas de ônibus seriam transferidas da Lapa para a Rotula para justificar essa aventura causando uma grande confusão em todos os sentidos,até mesmo porque a estrutura viária no local ainda não foi preparada para isso.Na operação assistida, o metro deverá funcionar gratuitamente,o Gov. Federal não vai bancar essa empreitada,empresários menos ainda pois não existe ainda viabilidade no funcionamento desse tramo de 6 km,e nem haverá garantia da continuidade da operação do serviço, pois o mesmo será licitado brevemente pelo Gov. do Estado que assumira essa linha,para a conclusão do tramo 2 ( Rt do Abacaxi / Pirajá ) juntamente com construção da linha 2 e a futura operação das duas linhas,a 1 e a 2 em regime de PPP. A prefeitura financeiramente quebrada terá que arcar sozinha com esse custo,e ai pergunta-se da onde sairá essa verba????.Não existe nenhum planejamento tudo seria feito a toque de caixa na base do improviso,e imagina-se  o que podera acontecer principalmente com os usuários que estariam expostos as determinadas ocorrências resultantes dos fatores negativos de todo esse processo.Além disso tecnicamente é considerada uma ação de risco,tanto para os usuários como para o equipamento,pois ambos poderão estar sujeitos a algum tipo de acidente e também possíveis danos ao equipamento causando prejuízos técnicos e financeiros comprometendo inclusive a garantia do mesmo.Durante 8 anos a atual gestão do município de Salvador não consegui concluir a obra desse metrô apesar de inúmeras promessas nesse sentido,gastou uma fabula na construção desnecessária daquele elevado no Bonoco ( no projeto original o metrô correria pela superfície),dinheiro que certamente seria suficiente para levar o metrô até Pirajá.Agora a administração Municipal,por não conseguir licitar esse trecho do metrô por rasões obvias, tenta  mais uma vez,com um jogo de palavras, justificar a sua falta de competência,falando de um suposto boicote,quem sabe como sempre, colocando certamente  a culpa  nas misteriosas "forças do atraso" numa visão esdruxula para justificar a  inoperância e a sua fraca capacidade administrativa. Não se brinca com isso,pois o custo pode ser muito alto.
Veja matéria sobre o Metrofor
 http://pregopontocom.blogspot.com.br/2012/08/150-mil-usuarios-em-dois-meses-de.html
Pregopontocom

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