domingo, 8 de julho de 2012

Novo, limpo e bonito, trem chinês muda o comportamento dos passageiros no Rio de Janeiro

Transportes sobre trilhos

Esta aqui um bom exemplo daquilo que afirmamos com plena convicção: SÓ UM BOM TRANSPORTE SOBRE TRILHOS É CAPAZ DE SEDUZIR OS USUÁRIOS DO TRANSPORTE INDIVIDUAL

O Dia – Angélica Fernandes 
As 13 novas composições já mudaram o comportamento dos passageiros e reduziram em 75% o volume de sujeira nos carros, em que há sempre um agente para vigiar
Rio - Esqueça aquele trem sujo e barulhento onde os passageiros não respeitam sequer os assentos preferenciais. Há quatro meses deslizando nos trilhos do ramal de Deodoro, os novos e modernos trens chineses mudaram o comportamento dos passageiros e já atraíram quase 20 mil novos usuários por dia só em junho, um recorde em 14 anos.
O lixo recolhido nas composições antigas chega a 200 litros a cada viagem. Nos vagões novos, é 1/4 disso: menos de 50 litros. O volume equivale à capacidade das lixeiras nos trens, ou seja, ninguém joga papel no chão do ‘geladão’. “A limpeza e modernidade do trem obrigaram as pessoas a terem mais educação. Elas ficam constrangidas até de falar alto”, conta o designer Marcelo Happuk, 33 anos, que pega o trem chinês diariamente de Deodoro até a Central do Brasil.
A mudança de atitude já começou, mas para acelerá-la vale uma forcinha dos agentes. Eles viajam nos novos trens para ficar de olho nos maus exemplos. “Se alguém sentar no assento preferencial sem necessidade, peço para a pessoa levantar”, comenta um agente. No vagão das mulheres, na hora do rush, às vezes há dois para reprimir a entrada dos marmanjos.
O capricho nos 13 trens novos em circulação já se traduz em números. Nos últimos 4 meses, houve queda de 48% nas queixas à Ouvidoria. Dia 6 de junho, recorde de passageiros num único dia desde 1998: 569.109. A média nos meses anteriores estava estacionada em 540 mil.
“Tem gente trocando o carro e o ônibus para viajar de trem chinês”, comemora o diretor de Operações da SuperVia, João Gouveia. A meta é chegar a 600 mil passageiros por dia até o final do ano.

FRIO DE TERNO E GRAVATA
O corretor Gláucio Ferreira, 46, foi um dos que trocou o ônibus pelos trilhos da SuperVia. No dia em que saiu atrasado de casa, ele resolveu experimentar o trem e se surpreendeu. “Achei que seria uma aventura. Não acreditei quando senti frio vestindo terno e gravata. "Troquei o frescão pelo chinês”, conta.
Das 13 composições, três saem pela manhã de Madureira e fazem o percurso do semidireto, parando somente em três estações até a Central do Brasil. No fim deste mês, chegam mais três trens chineses. Nos próximos meses, a frota asiática passará a atender também aos ramais paradores de Bangu e Campo Grande. A meta é chegar a 30 deles sobre os trilhos até o ano que vem.
Promessa de intervalo de 3 minutos entre as viagens
A promessa agora é de acabar com a irregularidade dos intervalos entre os trens. Um novo sistema de sinalização nos trilhos, que vai frear o trem automaticamente, está em fase final de testes e começa a operar em dezembro no ramal Deodoro. Na hora do rush, os trens vão sair a cada três minutos, a metade do intervalo atual.
“A viagem ficará mais rápida e por isso vai ter trem a todo instante. Será um metrô sobre trilhos”, explica João Gouveia. Até março de 2013, a nova sinalização vai beneficiar o ramal Santa Cruz, e as demais, em junho do ano que vem.
O novo sistema será monitorado 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional da Supervia, local que concentra todos os serviços da concessionária.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 08/07/2012

Comentário: SINFERP
Mas isso é evidente. A maioria das pessoas se comporta de acordo com os ambientes. A presença de seguranças é importante para “dar um jeito” apenas nos que “não se tocam”. Com o passar do tempo, até mesmo os usuários “dão um jeito nos abusados”. Não é, porém, apenas o trem novo, mas uma engenharia comportamental com todos os ambientes, a começar pelas estações.

Comentário: Pregopontocom
Pois é se o hábito não faz o monge,o "monge" muda o hábito do comportamento de acordo com o ambiente que frequenta.É o que eu vivo a repetir cidadania não se ensina,da-se o exemplo para que seja assimilado compreendido e praticado,as pessoas ao frequentarem um ambiente limpo e organizado sente-se até constrangidas e envergonhadas em se comportarem de maneira inconveniente e deseducada pois passam a se sentirem vigiadas e censuradas por todos que estão a sua volta,afinal quem melhor para fiscalizar o povo se não o próprio povo?????!!!! -""Cidadania não é só um estado de direito é também um estrado de espírito.""

Um comentário:

  1. Preggo eu penso que a falta de interesse e investimento em transporte sob trilhos no Brasil é proposital, porque sem eles, por assim dizer, não se vende ou se diminui as vendas de carro e caminhões, bom é o que penso.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito