PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cariri terá teleféricos em Barbalha e Juazeiro do Norte (CE)

E SALVADOR QUANDO TERÁ O SEU????!!!


Diário do Nordeste 
O pioneirismo do estado do Ceará


O Cariri poderá ser beneficiado por dois teleféricos, um em Barbalha, do Caldas ao topo da Chapada do Araripe, e outro da Colina do Horto ao Centro de Juazeiro. Os investimentos poderão vir por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), já que começam as primeiras discussões sobre os projetos, para incrementar o turismo sustentável na região.
Consultores do Bird se encontram na região, debatendo vários projetos em execução, entre outros, por meio do projeto Cidades Cariri - Cariri Central. Todos eles somam investimentos médios de R$ 134 milhões.
A implantação do teleférico em Barbalha acontecerá a partir do Distrito do Caldas, em Barbalha, e permitirá uma vista panorâmica da Chapada do Araripe a uma altura de 900 metros de altitude. O turista e moradores do Cariri poderão ser beneficiados com as mais belas paisagens da Floresta Nacional do Araripe, a primeira reconhecida por decreto pelo Governo Federal, ainda no ano de 1946.
As primeiras iniciativas para a implantação do projeto foram sondagens de resistência de solo e a viabilidade econômico-social. O investimento no projeto, segundo o secretário das Cidades, Camilo Santana, estará em torno de R$ 6,8 milhões.
A comunidade local também participa do processo de discussão para implantação do projeto, com a realização de uma audiência pública, dentro da etapa de elaboração.
Ontem pela manhã, os consultores do Bird e técnicos da Secretaria das Cidades estiveram no Caldas para analisar a viabilidade do projeto. Integrantes de órgãos ambientais como o ICMbio e o Ibama estiveram no Município. De acordo com Camilo Santana, a iniciativa envolve duas etapas: a primeira delas será o acesso, pela rua principal do distrito. A segunda etapa, que é a implantação do teleférico, acontecerá somente após todas as discussões em torno do projeto com a comunidade local. A ideia é que a estação do teleférico saia da área do Hotel Bom Jesus.
Segundo Camilo, como é um projeto que envolve várias etapas, a meta é que seja iniciada a primeira fase de acesso, provavelmente neste segundo semestre, ficando a segunda etapa para o próximo ano. Não há um modelo específico ainda para o tipo de teleférico que será usado na área. Alguns deles são bem mais caros, conforme Santana.
Ele afirma que há perspectiva de implantação do teleférico no Horto. Um estudo já foi feito pelo Metrofor e a Secretaria já conta com os primeiros planejamentos. Dois técnicos da Pasta estão indo conhecer dois teleféricos implantados no Rio de Janeiro, no Morro do Alemão, pela Prefeitura local.
O teleférico será opção para um novo caminho à Estátua do Padre Cícero, saindo da área da Praça dos Romeiros em direção à Colina do Horto, uma das áreas mais altas da região. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura local tentou realizar uma chamada pública, mas não apareceram candidatos para a parceria com a iniciativa privada.
O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, já chegou a ir ao Rio de Janeiro visitar o teleférico do Morro do Alemão, mas não obteve resultados práticos em relação ao projeto, que poderá ganhar um novo fôlego, com investimentos do Bird. A proposta era ceder o terreno para construir a base na área próxima ao Centro de Apoio ao Romeiro.
Para o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, o projeto do teleférico pode até ser uma nova opção, mas a tradição não será esquecida pelo romeiro, que vêm ao Município fazer a sua peregrinação.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 07/06/2012

Comentário Pregopontocom
O Estado do Ceará está andando definitivamente anos luz na frente da Bahia em Mobilidade Urbana,não só em Fortaleza com Trem,Metro e VLT, mais também em cidades menores do Interior a expl. da região do Cariri,Crato,Juazeiro do Norte,Barbalha e Sobral.Não bastasse o Cariri ter implantado o 1º VLT no Brasil,inclusive fabricado no próprio estado na vizinha cidade de Barbalha,agora sai mais uma vez na frente com um projeto audacioso de implantação dos Teleféricos.Com já colocamos em uma matéria nossa anterior,Salvador é uma cidade que tem todas as características em virtude da sua topografia com muitos vales,que oferece amplas condições para que se possa implantar também aqui, esse modelo de transporte que como já dissemos ira encurtar distâncias entre bairros e desafogar substancialmente o transporte por via terrestre.SERA QUE NINGUÉM CONSEGUE ENXERGAR ISSO???!!!...Até quando iremos ficar na rabeira dos estados do nordeste na questão da Mobilidade urbana?????!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito