domingo, 27 de maio de 2012

A GREVE E A FRAGILIDADE DO ATUAL SISTEMA DE TRANSPORTES POR ÔNIBUS DE SALVADOR

BRT de Bogotá abaixo Metro de Lyon
Finda a GREVE  dos rodoviários dos transportes  de Salvador cabe-nos agora uma reflexão,uma profunda reflexão.Salvador é uma cidade com 3 milhões de habitantes somando-se ai mais um grande contingente populacional da RMS (Região metropolitana de Salvador) que juntas tornaram-se reféns das consequências negativas da evidente fragilidade do monopólio exclusivo do sistema de transportes por ônibus. Pararam os ônibus e com eles toda a cidade e a RMS ,além da interrupção dos transportes intermunicipais.Salvador é hoje uma cidade dependente dentro do seu sistema de mobilidade urbana de um único e exclusivo modal de transportes,os ônibus,o transportes sobre pneus, o que torna toda a população que faz ou tenta fazer uso do mesmo dependente dessa única opção.Tivéssemos aqui funcionando já os dois sistema de Metrôs ( Lapa/Pirajá e Rt. do Abacaxi/L.de Freitas) e o nosso trem do subúrbio operando normalmente já revitalizado e com novas composições em toda sua extensão,e também se o nosso atual sistema de transportes verticais fosse ampliado e estivesse plenamente funcionando ( Elevadores e Funiculaires ou Plano inclinados) além da implantação de alguns teleféricos nos locais apropriados,a população não estaria tão vulnerável e certamente os efeitos dessa greve não seriam tão nefastos e não provocariam mais ainda o agravamento do grande caos urbano já instalado em nossa cidade, os efeitos seriam  bem menores.A diversificação dos modais de transportes torna-se uma questão não só importante do ponto de vista técnico e operacional,mais também do ponto de vista estratégico e de segurança,por isso se faz necessário a urgente implantação de um sistema de transportes de massa sobre trilhos em vários setores da cidade e a ampliação e modernização do já existente ( O trem do Subúrbio ), tornando-o um sistema Metropolitano,bem como a imediata recuperação e ampliação de todo o sistema de transportes verticais,bem como a implantação de sistemas de teleféricos que cabem como uma luva na topografia composta de vales e relevos da nossa cidade.A dependência do monopólio de um único modal de transporte existente, tornam a cidade e a sua população reféns não só da deficiência e precariedade do sistema, como também das querelas salariais que ocorrem anualmente entre trabalhadores e patrões do setor ou alguma outra justificativa para uma  paralisação.Que isso sirva de exemplo ainda que tardiamente e soe como um alerta,principalmente para aqueles que de maneira equivocada e de certa forma até irresponsável, movidos única e exclusivamente por interesses políticos particulares e econômicos, defendem um modelo único com a implantação dos BRTs, perpetuando a existência impar de um modal de transportes sobre pneus e condenado a nossa cidade e a sua população a conviverem abraçadas ao atraso e vitimas das consequências da perpetuação e institucionalização do caos urbano já instalado em nossa metrópole,ônibus não atraem pessoas que usam o transporte individual.Salvador é a única capital importante do Nordeste ainda sem perspectiva nessa área,que sofre com os efeitos da imobilidade urbana por consequência da imobilidade dos seus gestores no que tange a  investimentos, e execução de projetos no setor de transportes público de massa por trilhos e complementares. - Pregopontocom

3 comentários:

  1. Análise muito pertinente. Vamos continuar o debate e cobrarmos do Executivo Municipal um Plano Diretor de Transporte para Salvador que contemple todos os modais e seja amplamente debatido com a população. Não podemos permitir que a anunciada licitação do Sistema de Transporte seja feita contempolando apenas interesses do segmento empresarial.

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  2. Não são poucas as vozes que nos acusam, em São Paulo, de reclamarmos de "barriga cheia". Tais acusações têm por fundamento a comparação dos transportes da capital paulista com as de outros Estados. Estamos melhor, dizem. Continuamos afirmando que comparar é pensamento anacrônico. Todos nós merecemos o melhor, independente de qualquer padrão comparativo em caráter nacional e internacional. Parabéns aos que lutam por um padrão de excelência nos transportes de Salvador.

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    1. É a balança do eterno conformismo por pura conveniência,se temos um pouco mais em relação a um outro local mais atrasado,mas não o suficiente para suprir as nossas necessidades e reclamamos,dizem que choramos de barriga cheia... mais se temos muito menos e usamos um comparativo em relação a centros mais desenvolvidos com sistemas que funcionam com um alto grau de satisfação,então ouvimos: estão querendo de mais,aqui ainda somos sub desenvolvidos.......

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