PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 21 de abril de 2012

VLT de CUIABÁ - Uma realidade a cada dia mais próxima

Caixa libera R$ 423 milhões para VLT da capital de MT, confirma governo

Crédito é referente a primeira linha de financiamento do VLT.
Segunda parcela, que ainda falta liberar, é no valor de R$ 740 milhões.


O governo do estado de Mato Grosso confirmou nesta sexta-feira (20) que conseguiu junto a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a liberação da operação de crédito para a execução das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. O secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Eduardo Coutinho Guerra, assinou a liberação da operação na última quinta-feira (19) em Brasília.O crédito é no valor de R$ 423,7 milhões, referente a primeira linha de financiamento, para dar início às obras. O valor era da antiga proposta de moral, o Bus Rapid Transit (BRT), ônibus com linha exclusiva. Os recursos totais para a implantação do VLT somam a quantia de R$ 1,2 bilhão, sendo que a segunda parcela é no valor de R$ 740 milhões, cujo montante ainda será liberado após definição de qual linha de financiamento será utilizado.O VLT é o principal projeto de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. A liberação do crédito necessário para a execução das obras vem sendo buscada pelo governador Silval Barbosa em Brasília, sendo que a autorização da Caixa Econômica Federal foi conseguida no dia 15 de fevereiro.
Trajeto
Ao longo dos 22,2 Km do trajeto do VLT, serão necessárias intervenções viárias como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes. Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande. O anteprojeto prevê também que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.
O sistema de bilhetagem deverá ser compatível e integrada aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação em seus ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores). A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.

Fonte - G1 MT 20/04/2012


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