domingo, 29 de abril de 2012

A HORA E A VEZ DOS TRILHOS - CHEGA DE PNEUS

Já estou de saco cheio dessa conversa fiada de restrição do uso do automóvel sem que haja pelo menos  um BOM projeto para colocar a disposição de toda a população da cidade e RMS uma BOA  opção de transportes públicos com 100% de integração tarifária e com a imprescindível inclusão de transportes de massa sobre trilhos em nossa cidade,para que isso (diminuir uso excessivo do automóvel) aconteça de forma natural e consciente.A coisa mais fácil do mundo,para justificar e camuflar a incompetência da administração publica para solucionar os graves problemas existentes  referentes a mobilidade Urbana,é colocar a culpa nos automóveis e pronto, como se as pessoas que fazem uso deles  tivessem a sua disposição uma boa e eficiente rede de transportes públicos e ainda assim preferissem andar de carro subindo e descendo pra tudo quanto é lugar,tendo como habituais companhias a impaciência,o stress,o tempo perdido e os desconfortos gerados pelos longos e intermináveis engarrafamentos diários na cidade,um bando de masoquistas.É preciso ficar bem claro que o ônibus também faz parte e é um dos grandes causadores do caos no transito da cidade,trajetos desnecessariamente  longos,sobreposição de linhas,falta de planejamento e racionalidade,indisciplina no transito,rodam sobre pneus,queimam diesel,ocupam espaço nas vias, com capacidade e velocidade limitadas bem inferiores em relação aos VLTs que além de ser um transporte de maior capacidade,moderno,seguro,limpo e ambientalmente correto ainda agrega um grande valor ao aspecto urbano das cidades em que são utilizados.Sempre arranjam um meio de colocar todo o ônus do caos no transito nos automóveis,sabendo-se que durante os últimos 60 anos os governos passados estimularam e incentivaram excessivamente o uso do transporte rodoviário (automóveis,ônibus e caminhões)em detrimento do transporte sobre trilhos e nunca fizeram nada para reverter essa política danosa e equivocada.Ainda por cima insistem em não admitir que o ônibus não é transporte de massa e sim um coadjuvante,um alimentador,um complemento para chegar onde o Trem,o Metrô,o VlL e o Monotrilho não podem alcançar.Além do mais levando-se em consideração a questão topográfica de Salvador os transportes verticais ( elevadores e planos inclinados também chamados funiculaire) se ampliados e também a implantação de teleféricos principalmente entre  bairros separados por vales,melhorariam e muito as condições de circulação na cidade encurtando distâncias,reduzindo custos e contribuindo para desafogar a cidade.É preciso acabar com essa mania e essa teimosia de certos "especialistas" retrógrados ou oportunistas,que tanto defendem o ônibus como sendo ainda a melhor opção de transporte público,pois na verdade eles estão é sempre procurando uma brecha e um jeito de salvarem a pele do "negócio dos ônibus",tentando iludir a todos (desavisados) com a falsa ideia de que o mesmo  ainda é a opção mais importante e vantajosa de transporte público.NÃO É NÃO..., os ônibus usados de maneira,indevida e equivocada tornam-se um grande problema e as vezes provocam até mais estragos no transito do que os próprios automóveis.Não há a minima boa vontade por parte da administração publica com os transportes sobre trilhos,haja visto o Metro da Linha 1 cuja a construção já se arrasta por mais de 12 anos e mal chegou a metade do caminho,a resistência dos ferrenhos defensores do BRT (SETPS) contra a implantação do Metro Metropolitano (linha 2) na Av. Paralela,o abandono e o sucateamento do TREM DO SUBÚRBIO prejudicando a população que sempre se utilizou desse transporte e muito menos se preocupam  em resolver de maneira RACIONAL e definitiva os graves problemas da Mobilidade Urbana em nossa cidade ao invés  disso,perdem tempo em colar projetos mirabolantes como o tal *RIT ( tampando e matando rios e córregos da cidade ao longo das avenidas) e de construção de mais avenidas e inúmeros  viadutos,não que ambos em alguns casos não sejam  necessários, mais não na medida e da forma exagerada como estão sendo preconizados.O pior e mais grave é que esquecem também dos pedestres e dos ciclistas como se essas  não fossem  formas usuais de muitos deslocarem pela cidade. O grande problema é  velha e antiga retórica que gerou todo esse caos ao longo dos anos, a surrada e conhecida tese da DEMANDA sempre em 1º lugar, em detrimento das questões mais importantes sejam elas,as de que o transporte publico é um serviço essencial de utilidade pública e social,e tem que ser projetado e planejado com a visão técnica e política para médio e longo prazo e nunca com a visão apontada para o dedão do pé.Ai fica difícil....enquanto o transporte público for tratado unica e exclusivamente como um GRANDE NEGOCIO ( o transporte público deve ser remunerado e não ser usado como uma fonte incessante de lucro) vamos ter que ficar ouvindo sempre essa mesma ladainha dessa gente.....HAAAAAAAJAA.......Por Pregopontocom 
* RIT - Rede Integrada de Transportes (BRT-Corredores de ônibus)  

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