PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VLT DE CUIBÁ - O lobby ainda não desistiu

VLT DE CUIBÁ
Diretora rebate acusações de fraude no Ministério
25/11/2011 - Valor Econômico
A diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Vianna, rebateu acusações de supostas fraudes no projeto de transporte público para a Copa de 2014 em Mato Grosso. Em entrevista convocada pelo ministério, a diretora afirmou que a nota técnica que vetava a mudança de projeto de mobilidade em Cuiabá (MT), de uma linha rápida de ônibus (BRT) pela construção de um veículo leve sobre trilhos (VLT), “não era a posição do governo”.
Reportagem do jornal “Estado de S.Paulo” de hoje acusa a equipe do ministério de aprovar uma fraude para sustentar tecnicamente um acordo político que mudou o projeto de mobilidade urbana da Copa do Mundo em Cuiabá. A alteração de BRT para VLT teria gerado um custo adicional de R$ 700 milhões.
“O parecer do técnico não era o parecer da minha diretoria. Era um parecer individual”, afirmou Luiza Vianna. O texto, segundo a diretora, continha “vícios e opiniões pessoais” de um analista de infraestrutura da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O parecer que contesta a mudança, segundo a diretora, teria sido incluído no processo de análise do projeto de forma indevida, “sem o aval” dela. “Os documentos apresentados pelo governo de Mato Grosso nos convenceram de que esse projeto é mais interessante”, defendeu Luiza Vianna. Para ela, o novo projeto é ambientalmente melhor. “O VLT, no caso específico de Cuiabá, exige um número menor de desapropriações”, completou. Fonte - Revista Ferroviária 25/11/2011

Comentário Pregopontocom - Fica muito bem claro o propósito desse denuncismo provavelmente provocado pelo
"lobby dos ônibus" que conta até com a anuência algumas autoridades e políticos que disfarçadamente defendem os seus interesses e dos empresários do setor e aqueles que pegam carona nessa tramoia para tentar obter dividendos políticos, sem sequer conhecer o assunto superficialmente.O projeto do VLT teve um estudo técnico cuidadoso e criterioso muito bem feito pela T'Trans, especialista nesse assunto, que apontou  a sua viabilidade como um transporte publico de massa adequado não só para a copa mais principalmente como uma projeção positiva voltada para o futuro da cidade pelos próximos 40 anos.Não se trata aqui de se fazer uma defesa do Ministro das Cidades,mais do que é o melhor para a mobilidade urbana de Cuiabá.E seria muita ingenuidade mesmo, acreditar nessa manobra muito provavelmente articulada pelo lobby dos ônibus, pois todos nos sabemos da simpatia do Sr.Ministro pelo sistema de BRT,haja visto o seu empenho em favor do mesmo no caso de Salvador,e os denuncistas nem se quer atentaram para esse fato.O lobby ainda não se deu por vencido lá em Cuibá.

domingo, 20 de novembro de 2011

A REAL DIFERENÇA entre os interesses da MOBILIDADE URBANA para a COPA 2014 e o FUTURO DA CIDADE pelos próximos 40 anos

Mobilidade

BRT para a Copa ou Metrô para a cidade?.....O que é mais importante para Salvador?....

Da Redação
Criação - Pregopontocom
Uma coisa precisa ficar bem entendida: o Metro Metropolitano que ligará Salvador a Lauro de Freitas, não é para a copa de 2014 e sim para a cidade e a sua população com projeção para os próximos 40 anos.( inclusive a conclusão do Metro da linha 1 atrelada a construção do mesmo, bem como investimentos na reestruturação dos trens e na ferrovia do subúrbio).A questão da mobilidade urbana para a copa "sugerida" pela Fifa na verdade tem lá uma boa dose de interesses comerciais envolvidos nesse assunto, entre a mesma e seus prováveis patrocinadores.Veja o seguinte: Vcs.  já notaram que em alguns países onde a Fifa realiza os seus eventos,principalmente os fora do eixo do 1º mundo, sempre aparece logo um "projetinho" de BRT????? veja o expl. da Africa do Sul depois da copa ficou com o contestado BRTrambolho imposto pela Fifa e outros "trambolhos" onde foram realizados os jogos além dos altos custos financeiros e sociais  desses autênticos elefantes brancos.A sede da Fifa fica na Europa e lá também um dos maiores fabricantes de ônibus articulados do mundo,onde alias os trilhos transportam muito mais do que os pneus.Na verdade a afirmação do Governo do Estado que para a realização da copa de 2014 em Salvador precisamos apenas de um bom Estádio e o seu entorno resolvido é coerente e realista,inclusive compartilhada pela ampla maioria dos especialistas no assunto.Quanto a questão da mobilidade urbana algumas providencias que precisarão e deverão ser adotadas com algumas adaptações, adequação e organização do atual sistema, resolverão satisfatoriamente o problema da mobilidade para copa 2014 ( Ai será necessário que haja gente com competência, autoridade,autonomia e disposição na administração municipal para por em pratica estas questões ), pois ninguém de sã consciência acredita que os turistas que aqui chegarão durante a realização do citado evento, irão descer de um avião no Aeroporto Internacional de Salvador com a sua malinha na mão para irem direto para o estádio onde serão realizados meia duzia de "jogos".Claro que não,todos os visitantes aqui chegarão antecipadamente já com os seus pacotes completos e previamente comprados - hotéis,ingressos para os jogos,transfers, passeios turísticos e etc,portanto achar que eles dependerão do metro ou de um outro sistema qualquer de transportes público para esse tipo de deslocamento é pura balela.Quanto a questão de novos hotéis não há a minima necessidade da construção dos mesmos,posição inclusive defendida por um representante do sindicato ligado ao setor de hotelaria e turismo em  audiência publica sobre a Mobilidade e outros assuntos de interesse da copa 2014 em que esteve presente na CMS,por ter Salvador a terceira maior capacidade de hospedagem ( numero de leitos disponíveis ) do país atrás apenas do Rio e SP e certamente que atendera a contento aos mais ou menos estimados 60 mil visitantes durante a realização do ref.evento, bastando para isso a requalificação dos serviços e do atendimento, incluindo ai a mão de obra dos setores envolvidos.A construção de novos hotéis poderá acarretar após o termino do evento em um aumento substancial da capacidade ociosa do setor,que poderá gerar desemprego além do risco do fechamento de algumas unidades em virtude de um menor fluxo na sua capacidade de hospedagem, haja visto o expl. do  já acontecido com complexo de Sauípe. A defesa da tese da construção de novos hotéis na cidade encampada pela administração municipal, como  também o malogrado sistema de BRT, todos nós sabemos muito bem quais são os motivos e as razões dessa atitude,muito provavelmente  voltada para interesses na especulação imobiliária em determinados locais da nossa cidade e a sua  leniência com o setor de transportes publico do município. Enfim construir hotéis cabe unica e exclusivamente a iniciativa privada e não aos Govs.Voltando a questão da Mobilidade,o metro será construído e operado pela mesma empresa ( Regime de PPP ) que for a vencedora da licitação a ser realizada em breve e que investira em torno de R$1.0 bilhão de recursos próprios e só depois da obra pronta e o metro já  operando é que ira então receber o pagamento do Gov.do Estado ref. a sua parte na construção do mesmo, por tanto cabe ao consorcio vencedor decidir o que é melhor para ele, concluir a obra dentro do prazo minimo para ter de pronto o seu retorno financeiro garantido, ou retarda-la e arcar com os custos dos prejuízos provenientes de tal atitude.Convenhamos...ter prejuízos não me parece ser uma premissa muito interessante e habitual para empresários  que tenham juízo.
Pregopontocom -  20/11/2011