PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UM NOVO ALENTO para o transporte ferroviário na Bahia

Ferrovias

Da redação
foto - verde trem
Em fim, temos ai então motivos para renovarmos as nossa esperanças na reativação do transporte ferroviário entre Salvador a RMS e cidades do interior baiano que no passado já foram servidas por trens que cortavam   o nosso estado em varias direções,entre elas o recôncavo,(Sto.Amaro,Cachoeira,São Felix),Feira de Santana,Serrinha,Sr. do Bonfim,Juazeiro e até fora dele chegando a Minas Gerais, e a Sergipe com o famoso e elegante trem noturno o Estrela do Norte que ligava Salvador a Aracaju,passando por Alagoinhas,Entre Rios,Esplanada e muitas outras cidades ao longo da ferrovia que ligava os dois Estados.A cia FCA do grupo da Vale segundo nota divulgada na imprensa, promete recuperar 1.330km de ferrovias na Bahia de trechos que se encontram inativos e sub utilizados.As novas regras da ANTT e a sombra da concorrência da FIOL ( Ferrovia de integração leste oeste) são as prováveis causas  que levaram a FCA a tomar a iniciativa de voltar a investir no trecho baiano sobre sua concessão.Trechos como Alagoinhas e Propiá,o porto de Aratu a Brumado,e a  via da FCA que que transporta o seu maior volume de cargas no estado,(o traçado que liga o Porto de Aratu ao Sudoeste do pais),receberá investimentos de quase R$ 70 milhões cujo projeto pretende concluir a recuperação do sistema ao termino do ano de 2013.O mais importante para Salvador,o subúrbio e a RMS é que os trabalhos de recuperação das ferrovias do estado,começarão no trecho de 8 km que liga Paripe a Mapele,com investimentos de cerca de R$4 milhões com previsão da sua conclusão para meados de 2013.Esse trecho que foi abandonado pela FCA e teve boa parte da sua estrutura destruída e degradada,e uma parte do leito invadido por pessoas que construíram no local,deixando inclusive isolado o trecho entre Salvador e Paripe,é de vital importância na ligação ferroviária entre Salvador e as localidades da sua Região Metropolitana,pois não só possibilitará o transporte de cargas pela ferrovia sindo de Salvador,que esta interrompido a vários anos,mais também possibilitará inicialmente a implantação do sistema de trens Metropolitanos de passageiros entre Salvador e os municípios que compõem a RMS,e depois futuras linhas de trens para municípios mais distantes.É muito bom poder ter de volta os nossos trens passando pelas estações ao,longo da ferrovia  transportando pessoas,mercadorias e o progresso sobre os nossos trilhos,promovendo a integração social e econômica e urbana.É pena que acordaram tão tarde para resolver a questão do abandono das nossas ferrovias; mais...antes tarde do que nunca,e que tragam de volta os nosso TRENS.
foto - verde trem










Pregopontocom -  02/11/2011                                                     .