PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 24 de setembro de 2011

Seminário Desenvolvimento e Ferrovias - Região Nordeste

Fala do Dep.Pedro Uczai
                                    
Fala do Sen.W.Pinheiro
Fala Min.dos Transportes
Fala do Gov.Jaques Wagner
Componentes da mesa

Homenagem ao Prof.e Eng.Vasco Neto, representado pela sua filha Sra.Maria das Graças  Azevedo

 O Seminário Desenvolvimento e Ferrovias Região Nordeste promovido pela Frente Parlamentar de Ferrovias,Câmara dos Deputados,Senado Federal e Governo do Estado da Bahia, presidido pelo Dep.Federal Pedro Uczai e a Senadora Lidice da Mata realizado hoje 23/09/11,no Oton Palace em Salvador Ba. com a presença do Governador Jaques Wagner,vice governador Oton Alencar,o Secretario do Planejamento e a Secretária da Casa Civil do gov. do estado,diversas outras autoridades,Senador Walter Pinheiro,o Ministro dos Transportes Paulo Sergio Passos,representante de órgãos públicos federal,representantes empresariais do setor ferroviário e de outros seguimentos,sindicalistas,representante de associações e de movimentos Sociais entre eles o Verde Trem,Trem de Ferro e o Movimento que representamos Salvador Sobre Trilhos além de muitas outras pessoas interessadas no tema do Seminário.Foram abordados temas sobre a ampliação,expansão e a modernização das ferrovias no estado e no Nordeste,entre elas a ferrovia Oeste Leste,o porto de Ilhéus,além da restruturação da rede ferroviária do estado para utilização da mesma no transporte de passageiros.Foi cobrado pelos representantes de sindicatos de ferroviários,associações,e dos movimentos sociais mais empenho dos governos Estadual e Federal a recuperação, modernização e a ampliação dos trens do subúrbio transformando-o em trem metropolitano e transferindo a sua administração para a CBTU ou para Gov do Estado,a conclusão do Metro de Pirajá ligando-o ao sistema ferroviário do subúrbio ( Pirajá / Lobato )e a implantação do Metro ligando Salvador a região Metropolitana,( Lauro de Freitas)e também a  recuperação,manutenção e a preservação do patrimônio histórico das nossa ferrovias.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TRANSMILENIO - Uma CATÁSTROFE chamada BRT em Bogotá

Mobilidade

O Arquiteto Luciano Souza e membro do nosso movimento, que estava em Bogotá e acabou de chegar,trazendo um vasto material fotográfico e vários jornais daquela cidade com reportagens muito interessantes sobre o péssimo funcionamento do colapsado Transmilenio,tais quais as condições precárias em que se encontra o mesmo,a sua atual degradação,o péssimo serviço prestado pelo sistema e os constantes protestos da população local

Da Redação
Jornal local
Embora os "entusiastas" do BRT,e muito deles nem sequer sabem como o sistema funciona,façam um grande alarde sobre o sucesso do Transmilenio de Bogotá, não é exatamente isso que nos dizem as reportagens das quais tomamos conhecimento através videos e fotos que nos são enviadas e videos postados no YouTube com matéria de Telejornais das TVs de Bogotá.Diz o ditado que, quem tem boca vai a Roma,mais para nos, quem tem coragem vai a Bogotá,sim coragem para conhecer de fato e em loco a verdadeira realidade desse tal Transmilenio tão festejado pelos seus "admiradores" que só conseguem enxergar os tais Buzus vermelhinhos a um palmo do nariz. Um dos membros e
Jornal local
coordenadores do nosso movimento,"poderíamos até chama-lo de o nosso enviado especial", (Eu quero VLT em Salvador) Salvador sobre Trilhos, o Arquiteto Luciano Souza, que estava em Bogotá e acabou de chegar,trazendo um vasto material fotográfico e vários jornais daquela cidade com reportagens muito interessantes sobre o péssimo funcionamento do colapsado Transmilenio,tais quais as condições precárias em que se encontra o mesmo,a sua atual degradação,o péssimo serviço prestado pelo sistema e os constantes protestos da população local,que são reprimidos com vigor pela Policia local.Devido a quantidade de material que foi trazida de lá pelo observador do nosso movimento,esse assunto será objeto aqui de varias matérias para que todos possam tomar conhecimento da verdadeira realidade que envolve o Transmilenio, os resultados negativos e as trágicas consequências de uma escolha feita de maneira errada, para a utilização desse modal como um sistema troncal para o transporte de massa.Vejam a seguir os principais problemas relatados que la foram identificados pelo observador e coordenador do nosso movimento o Arquiteto Luciano Souza :

1 - Bogotá tem protestos quase diários contra a má qualidade dos serviços do Transmilênio , ônibus cheios que demoram a passar por determinadas estações como a CALLE 80, motivo do protesto do dia 13/09/11 onde 200 usuários bloquearam as vias exclusivas por mais de 3 horas e foram dispersados pela policia com gás lacrimogêneo deixando feridos e levando 03 integrantes presos, alguns usuários revoltados tentam depredar a estação da CALLE 80 e foram detidos pela policia , tudo amplamente divulgado nos jornais e TV locais./ 2 - Canaletas (vias exclusivas) em concreto estão em péssimo estado de conservação devido ao peso excessivo dos ônibus articulados que andam entupidos de passageiros, o que força ultrapassagens perigosas e constantes trocas de faixa entre os ônibus e caso as via fossem recobertas com asfalto deformariam e esburacariam tendo um comportamento ainda pior que o piso de concreto./ 3 - Como relatado pela mídia local é uma odisséia subir ou por vezes descer dos ônibus do Transmilenio devido a superlotação dos mesmos. / 4 - Não cabem mais ônibus nas vias do BRT de Bogotá , alem delas estarem super danificadas como vemos nas fotos, a distancia mínima entre os veículos não é respeitada o que junto com a imprudência dos motoristas e pressão pelo cumprimento dos horários causa vários acidentes alguns com vitimas, o que é motivo de constantes debates no noticiário local inclusive com o comprometimento da prefeitura para a melhoria da segurança do sistema com uma possível e necessária redução de velocidade dos ônibus nas vias segregadas feito pela prefeita de Bogotá a senhora Clara Lopez. / 5 - As obras da via de BRT da CALLE 26 do aeroporto ao centro da cidade que deveriam estar prontas para o evento do sul-americano de futebol ate hoje não foram concluídas, as previsões otimistas são para Julho de 2012 e as mais pessimistas chegam a estimar a entrada em operação da linha para inicio de 2013. / 6 - Muito se fala que o Trasmilenio esta operando acima da sua capacidade e Clara Lopez, prefeita de Bogotá admite o fato e diz que a pouco a fazer, e ela tentou iniciar a obra do metro mas seu mandato esta no fim, e o sistema de transporte da cidade e a implantação do metro é tema latente da imprensa e dos candidatos a prefeitura de Bogotá, tanto que vemos manchetes como “ Bogotá ira colapsar se não construir o metro” como noticia o ADN em 14/09/2011. 
De Bogotá para Pregopontocom por Luciano Souza 22/09/2011

Vejam o Video
http://www.youtube.com/watch?v=kVaW4ISSNFo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Transportes de cargas por Ferrovias - O Brasil ainda não entrou nos trilhos

Ferrovias

Da redação

Enquanto os EEUA gastaram em 2010 o percentual de 7,7% do seu PIB com logística, o Brasil em termos  relativos, gastou mais do que o pais americano chegando ao percentual de 10,6% do seu PIB com os custos da sua logística no transporte de cargas.Estudos indicam que enquanto os EEUA gastaram em valores absolutos cerca de R$2,08 trilhões no setor  o Brasil  no mesmo período desembolsou um total de R$391 bilhões sendo se o o nosso pais tivesse uma matriz semelhante a dos EEUA o nosso custo seria R$90 bilhões menor do que o atual. Segundo levantamento realizado pelo "Ilosos" (Instituto de Logística e Supply Chain) os mesmos indicam que o Brasil reduziu um pequeno percentual no seu transporte de cargas através das ferrovias,apresentando como índice 19,90% de participação do setor no ano de 2008,contra 19,49% em 2010.Essa pequena redução foi sentida também no mesmo período nos setores aquaviários (11,59% / 2008 para 11,39% / 2010),no sistema dutoviário (11,52% /2008 para 11,42/2010).Os aumentos na participação nesse setor ocorreram apenas no transporte aéreo com uma pequena diferença ( 0,04% / 2008 para 0,05% / 2010) e a mais significativa ocorreu no transporte rodoviário onde 64,94% de todas as cargas transportadas pelo pais em 2008 por esse seguimento, passou para 65,64% no ano de 2010.Como bem podemos observar mesmo com a tentativa do governo em aumentar e melhorar a participação  do transporte ferroviário na movimentação de cargas pelo país,ainda estamos capengando e muito no que se refere a esse setor e continua perdurando o tão nocivo privilégio para a economia do país do transporte rodoviário principalmente em se tratando de longas distâncias onde esses custos se tornam muito mais altos.Esses mesmos estudos indicam que os custos para cada mil  TKUs (Tonelada transportadas por Km útil) no transporte rodoviário é de R$216,00 contra R$38,00 do ferroviário e R$49,00 do aquaviário sendo os setor aéreo o mais caro de todos chegando aos R$1.603,00.Com relação ao transporte de gargas por ferrovias após a sua privatização as concessionárias tem priorizado os seus investimentos no material rodante tendo aumentado a capacidade dos seus vagões de 70 para 150 toneladas e a manutenção das linhas comercialmente rentáveis,já que por força do contrato licitado pelo governo apenas os investimentos sobre o material rodante serão alvo de indenizações no fim do mesmo,criando relativo desinteresse das operadoras em investir em novos ramais já que ficam de fora as indenizações por melhorias nas linhas existentes e ampliação das mesmas.Alguma coisa urgente no sentido de reverter essa situação,da subutilização do sistema ferroviário não só para o transporte de cargas,que despertam um maior interesse para os investidores do setor, mais também no que tange ao transporte de passageiros,esse que ainda com certeza apresenta números ainda muito mais inferiores em relação ao transporte rodoviário,cuja cultura "desenvolvimentista" dos governos dos últimos 60 anos privilegiou de maneira totalmente equivocado o transporte sobre pneus,em um país como o Brasil de dimensões CONTINENTAL, andando de maneira absurda na contramão da história e de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.O BRASIL PRECISA ANDAR NOS TRILHOS....MAIS QUE URGENTE,para se tonar verdadeiramente uma grande NAÇÃO já que por enquanto somos apenas um grande pais.
Fontes de consulta para dados publicados nessa matéria - Blog São Paulo Trem Jeito
Pregopontocom - 21/09/2011