PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

WAGNER BATE MARTELO: 'PARALELA TERÁ METRÔ'

Mobilidade
Foto Bahia Noticias

Felipe Campos/ Evilásio Júnior
O governador Jaques Wagner bateu o martelo na tarde desta segunda-feira (8), durante homenagem recebida na sede das Obras Assistenciais Irmã Dulce, em Roma, na cidade baixa de Salvador, de que a Avenida Paralela receberá mesmo o metrô. O chefe do Executivo baiano teve uma reunião mais cedo com o prefeito João Henrique Carneiro (PP) e os secretários estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, e municipal da Casa Civil, João Leão, e assegurou que o impasse com a prefeitura, que defendia o sistema BRT (vias exclusivas de ônibus moderno), está sanado. “Há consenso pelo modelo integrado. A minha paixão é pelo melhor para Salvador e o melhor para Salvador não é o modal único", salientou. De acordo com Wagner, R$ 2,4 bilhões estão garantidos, por meio de empréstimo e do orçamento da União, e a estimativa de custo inicial do metrô gira em torno de R$ 1,6 bilhão. Em entrevista coletiva, o governador disse que o edital de licitação sairá entre 35 e 40 dias e que as obras deverão ser iniciadas ainda este ano. Além disso, o petista revelou o desejo de incluir uma nova ligação Cajazeiras-Estação Pirajá no projeto, embora não haja definição sobre qual será o meio de transporte a ser utilizado. 
Fonte  - Bahia Noticias  08/08/2011

O METRO É PARA O POVO E A CIDADE DE SALVADOR DURANTE OS PRÓXIMOS 40 ANOS e não para uma copa de 30 dias

Mobilidade

Para quem serve o BRT com vistas apenas a um copa passageira que ira durar menos de um mês? Que legado ficará para o futuro da cidade e da sua população?Vale apena um projeto para uma uma solução passageira em prejuízo de soluções duradouras a médio e longo prazo?

A.Luis
Futuro Metro de Salvador
A decisão que ora se arrasta pela escolha do modelo de transportes a ser utilizado na Av.Paralela, "hoje a coluna vertebral da cidade de Salvador",pela  falta de DETERMINAÇÃO do Governo da Estado para validar logo a decisão correta  que atende os anseios e as necessidades da cidade e da sua população pelos próximos 40 anos,nos deixa sempre apreensivos e com a pulga atrás da orelha.Será mesmo que o lóbi dos donos de ônibus e os seus fabricantes com a anuência de políticos oportunistas que apenas visam os seus interesses comerciais, pessoais e políticos será capaz mesmo de derrotar a POPULAÇÃO E A CIDADE DE SALVADOR???? Será mesmo que irão conseguir passar por cima dos reais interesses e das necessidades da população e dos municípios de  Salvador,Lauro de Freitas,e outros da RMS envolvidos???.Como podemos aceitar o patrocínio de uma FARRA com um dinheiro PUBLICO para se implantar um sistema de transporte que já nascerá inteiramente defasado,saturado, apenas para  atender a interesses obscuros???  para agradar a FIFA???  para acalentar caprichos totalmente lesivos a nossa cidade e a sua população, de um prefeito reconhecidamente INCOMPETENTE,do seu chefe da casa civil, do ministro do seu partido e de vereadores da sua base???Como podemos acreditar em políticos que durantes anos não conseguiram terminar a obra de um simples Metrô de 13 kms transformando-o de maneira desastrosa numa obra faraônica e inacabável,sempre com promessas fictícias para a sua conclusão???

foto - ilustração

Enganam-se aquele que inocentemente acreditam que com os R$570 milhões disponíveis será possível construir um sistema de BRT na Paralela e em menor tempo,pois o sistema demanda muito mais obras de construção civil do que a construção do metrô,entre elas a construção de 27 viadutos previstos no projeto, (do BRT) alem da destruição de 20% da área verde do canteiro central  da Av. Paralela ocasionando a impermeabilização do solo e o consequente aumento da temperatura ambiente no local,(causada  pelo excesso de concreto que será utilizado na construção do mesmo) além da poluição gerada pelos propulsores dos ônibus alimentados por combustível  fóssil (Oleo Diesel) despejando na atmosfera os seguintes componentes orgânicos tóxicos - CO2,NO2,SO2,CO - já previsto um total de 62 toneladas /mês  desses gases despejados no meio ambiente, fora o barulho provocado pelos mesmos,e a poluição visual provocada pelo excesso de VIADUTOS DE CONCRETO que serão construídos nesse  abominável sistema BRT.Porque então abrir mão de um sistema comprovadamente com  maior capacidade de transportar passageiros,que vai de 40 mil pasg/h a 80 mil pasg./h,movido a energia limpa e livre das  constantes oscilações  do preço do petróleo,mais seguro,mais rápido,mais confortável e isso sem falar que o mesmo não degradara o meio ambiente destruindo o canteiro central com grandes intervenções de obras de construção civil,visto que os trilhos serão colocados no solo natural com cobertura de grama em toda a sua extensão.Ai questionamos o seguinte: porque não se tomar uma decisão voltada para os reais necessidades e interesses da população e das cidades envolvidas, já que sera esta,a população,que utilizara o sistema de transportes metropolitano as ser implantado???Que herança poderemos deixar para o futuro da cidade e das nossas próximas gerações???Pagarão elas por um lastimável equivoco de um erro grosseiro que possa ser cometido agora pelos nossos atuais gestores??? Será que os Srs. políticos envolvidos nesta questão entre eles a Sra.Presidente,o Sr.Governador,os Srs.Ministro,Deputados e Vereadores abrirão mão dos seus Helicópteros,Carros Blindados e luxuosos com motoristas,e de toda essa mordomia  paga com o dinheiro dos nossos impostos para andarem "ensardinhados"nestas latas mecanizadas chamadas de BRT??? DUVIDO MUITO.Como vamos acreditar agora na solução mágica proposta pelo SETPS e endossada pela prefeitura quando ambos comprovadamente não tem competência e não são capazes de administrar um simples e comum sistema de ônibus em nossa cidade ( haja a visto o caos que é o tal sistema atualmente) e agora querem resolver tudo com o confuso, precário,problemático e obsoleto sistema usado em Bogotá??? ( -  http://pregopontocomvideos.blogspot.com/2011/07/transmilenio-transmicheio.html - )O transporte publico é ecensialmente destinado para o uso do povo e não para aqueles que tomam as decisões em seu nome,e assim deve ser pensado em beneficio único e exclusivo do povo - SALVADOR SOBRE TRILHOS - Por uma cidade mais humana, mais digna,mais moderna em respeito ao seu povo e ao direito a sua CIDADANIA. - VAMOS SALVAR SALVADOR -
Pregopontocom  08/08/11