PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Proposta do Metrô de Superfície da Invepar.Salvador Ba

Mobilidade



Sistema metroviário de Salvador linha 02 metropolitana - SSA/L.de Freitas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

DIA 20/06 - O DIA "D" DA MOBILIDADE URBANA E DO FUTURO DE SALVADOR

No proximo dia 20/06 será definido pela comissão do governo do Estado que avalia os projetos de Mobilidade Urbana apresentados pelo PMI, qual deles será o escolhido para o corredor da Av. Paralela que ligara Salvador (Rt.do Abacaxi) a Lauro de Freitas e região, passando pelo Aeroporto Internacional de Salvador.Esperamos que a decisão seja tomada com muito CUIDADO,CRITÉRIO, BOM SENSO, CLAREZA E SENSATEZ, e dentro de critérios absolutamente TÉCNICOS e SOCIAIS necessários para a implementação do mesmo.Que não sejam tomados de maneira a beneficiar o SETOR EMPRESARIAL DE TRANSPORTES existente e muito menos a ambição de políticos OPORTUNISTAS mandatários ou prováveis candidatos as próximas eleições, que não tem o menor compromisso e nem apreço pelo povo e pela cidade de Salvador,visando unica e exclusivamente o seu favorecimento político pessoal,para que supostamente possam  obter prováveis benécias e financiamento das suas futuras campanhas para as próximas eleições, seja la de quem for. Pessoas que de maneira covarde e desrespeitosa se aproveitam da DESENFORMAÇÃO e das CARÊNCIAS de uma grande  parte da população  sofrida e desassistida  da cidade,para manipular as mesmas, supostamente usando seus CABOS ELEITORAIS, pelegos  transvestidos de lideres de bairros para obterem assim os seus prováveis objetivos políticos eleitoreiros.Não podemos continuar na humilhante condição de uma cidade que é constantemente alvo de ridicularização por parte do resto do pais.A cidade vive hoje um ABSOLUTO CAOS URBANO,SOCIAL,ADMINISTRATIVO E PRINCIPALMENTE DE MOBILIDADE URBANA,fruto da falta de PROJETOS e um planejamento URBANO  adequado  permanente e consistente, vitima da IMOBILIDADE E DA INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA da atual administração municipal,considerada atualmente como a pior de todas do país,e das sucessões de erros e soluções PALIATIVAS TEMPORÁRIAS E INEFICAZES adotadas pela mesma.No turismo perdemos a condição de uma das três cidades mais visitadas do País despencando no ranking nacional apesar de termos aqui a terceira maior capacidade de hospedagem do Brasil na rede HOTELEIRA  instalada em nossa cidade.SALVADOR NÃO MERECE PASSAR POR TUDO ISSO, já fomos a primeira capital do Brasil e não podemos mais ficar relegados ao ABANDONO,AO ATRASO,AO RETROCESSO,que nos tentam impingir aqueles que não têm nenhum compromisso com a historia do nosso povo e da nossa cidade.PRECISAMOS MAIS DO QUE NUNCA PERMANECER UNIDOS NESSA LUTA, por DEVER e pelo AMOR  que todos nos temos a nossa cidade em favor da melhoria SOCIAL,URBANA E DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL.Não se pode de maneira egoísta e simplória apenas tentar resolver os  problemas atuais deixando uma herança pesada e desastrosa para as nossa futuras gerações que simplesmente serão condenadas a pagar por um erro que eventualmente possa vir agora ser cometido.Não podemos ficar omissos a tudo isso,pois a omissão somente beneficiará aos inimigos do povo e da cidade.Precisamos estar juntos,todos em defesa da cidade de Salvador e da sua população. A nossa luta tem que ser regida dentro dos princípios absolutamente DEMOCRÁTICOS e racionais,FORTE, CONTUNDENTE,EXPRESSIVA,CONSTRUTIVA,que agregue um numero maior de simpatizantes,mais acima de tudo sem atingir com atos condenáveis de selvageria e VANDALISMO o patrimônio PUBLICO construído e adquirido com o nosso dinheiro,pois a sua reconstrução ainda nos custará mais caro, além do que serão utilizados recursos que com certeza farão falta a setores mais carentes da nossa cidade.SALVADOR PRECISA ENTRAR NOS TRILHOS DEFINITIVAMENTE,somos hoje a TERCEIRA maior cidade do Brasil, e não podemos mais continuar na situação atual em que nos encontramos,onde a nossa imagem e vista constantemente através dos retrovisores daqueles que se encontram a kms de distancia a nossa frente.Jamais desistiremos dos nossos objetivos em prol de uma cidade MELHOR, MAIS HUMANA,MAIS ORGANIZADA ,MAIS BONITA E MAIS MODERNA.  A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL é também uma qestão de  CIDADANIA e de INCLUSÃO SOCIAL,e por esse motivo é que queremos SALVADOR SOBRE TRILHOS .Espero e rogo a DEUS  que ilumine a todos que nesse momento têm a responsabilidade de decidir o futuro do nosso povo e da nossa cidade e que façam uma opção justa,correta e coerente e que realmente seja revertida em beneficio de um projeto duradouro e eficiente e não apenas em função de um evento passageiro a ser realizado em nossa cidade.O evento rapidamente passará e nos, e as futuras gerações,é que pagarão o ônus de uma decisão EQUIVOCADA. - VAMOS MUDAR SALVADOR  - SALVADOR SOBRE OS TRILHOS -PP/Pregopontocom - A.Luis - Baiano,Soteropolitano,cúmplice dessa cidade onde sempre viveu e aprendeu a admirar. - CIDADANIA NÃO É SÓ UM ESTADO DE DIREITO,É TAMBÉM UM ESTADO DE ESPÍRITO -

domingo, 12 de junho de 2011

O PMI DA MOBILIDADE URBANA PROPOSTAS APRESENTADAS E SOLUÇÕES VIÁVEIS

Assisti e ouvi na integra através do Site da Seplan as exposições dos projetos das empresas que participam do PMI para Mobilidade Urbana de Salvador.Não vou aqui perder tempo para comentar as propostas as quais não considero importante,apenas farei uma alusão a insignificante e desqualificada proposta da Metropasse pela pobreza da sua apresentação aparecendo como uma sombra,uma cópia malafrojada  da proposta  defasada do Setps e nada mais.A proposta da Prado Valadares Arqts. peca pelo projeto utópico, surrealista e praticamente inviável, inconsistente tecnicamente ficou devendo muitas explicações.Das outras que sobraram os projetos de Metro de superficie foram bem apresentados  bem detalhados e bem explicados tecnicamente pelos seus proponentes.Me chamou atenção a proposta da Queiroz Galvão com a opção pelo sistema mono trilho também muito bem detalhado e explicado.Mais para mim sem duvida o melhor projeto foi a do Concorcio liderado pela OAS,um projeto Urbano leve,funcional, que contempla e se integra perfeitamente aos aspectos paisagísticos  do canteiro central da Av Paralela,diminuindo os impactos ambientais que possam ser causados com a implantação do modal na ref. via.Que assume a implantação e a operação dos sistemas alimentadores transversais caso seja necessário e com integração da passagem do Metro com os alimentadores nas duas pontas (leva e trás).O modal ligará SSA ,ao aeroporto e a RMS integrando um sistema metropolitano de Transportes de Massa com uma boa projeção de demanda de pasgs.a serem transportados pelo sistema,com Headway de 5 a 3 minutos, considerando o fato de atrair mais pessoas e principalmente os automobilistas que passarão a usar o sistema pela rapidez conforto e eficiência nos deslocamentos, diminuindo assim consideravelmente o volume de veículos circulantes como também  os congestionamentos diários e a necessidade de intervenções no sistema vário, para ampliação do numero de pistas para circulação de veículos na  Av Paralela.Um fato relevante é a participação no projeto de uma das maiores autoridades nesse assunto,o consultor técnico Eng. Peter L.Alouche - PA Connection  Peter Alouche Transport.  A Unica ressalva que faço é quanto a questão da operação do sitema em " Y " onde as composições dos trens do Metro com destino ao corredor da Paralela sairão da Lapa ao invés da Estação da Rt do Abacaxi e usará o trecho da linha 1 do metro compreendida entre a Lapa ao fim da Av Bonoco.Isso exige um sistema operacional mais complexo e mais difícil de administrar, porem o consorcio alega já possuir bastante experiência nesse tipo de operação que é praticada no Metro do RJ por ele administrado, além  de administrar também a linha 4  do Metro de São Paulo.Em resumo na composição geral acho que parte do projeto do Mono Trilho trecho Pituba,Itaigara Est.Iguatemi,poderia ser considerado como uma alternativa para complementar o sistema visto que por ser um modal suspenso seria mais indicado para esse trecho em razão da pouca largura do canteiro central da Av.ACM em toda sua extenção.A revitalização e reestruturação do trem do suburbio com sua integração,com bilhetagem unica, com os principais terminais ( Calçada, T.da França,  Atquidabã,  Lapa - Calçada,  Lgo.do Tanque,  Retiro,  Rt.do Abacaxi - Calçada,  Lgo.do Tanque,  S.Caetano,  Est. Pirajá e a integração das estações intermediárias ao longo da ferrovia com os bairros adjacentes e a expansão para a RMS - Mapele,Caboto,S.Filho,Camaçari com a implantação do VLT regional, estruturalmente potencializará de maneira significativa o sistema de transportes de massa naquele setor.A complementação da linha 1 do Metro, Rt do Abacaxi  a Est.Pirajá ( a estação Piraja está a 1,4km de Lobato podendo-se criar uma conecção Metro /Trem)   para atender a região de Aguas Claras,Castelo Branco, Cajaseiras,Faz.Grande, EVA etc,é crucial para melhorar de maneira sgnificativa o atendimento a estes bairros citados.O corredor Lapa,Centenário, Barravento,Ondina,Rio Vermelho,Pituba,Piatã,Itapuã,São Cristovão,também deve ser alvo de estudos para implantação de um sistema de alta capacidade que por sua vês se interligue através dos corredores transversais com o sistema da Paralela e bairros adjacentes,possibilitando assim uma maior mobilidade e a diminuição da quantidade excessiva de onibus que circulam pela orla.Outras adequações deverão ser feitas no sistema remanescente de onibus com remanejamento e a reestruturação de linhas complementares.- Pregopontocom http://www.youtube.com/watch?v=XIkUtQMKagU&feature=player_embedded