quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Transportes de cargas por Ferrovias - O Brasil ainda não entrou nos trilhos

Ferrovias

Da redação

Enquanto os EEUA gastaram em 2010 o percentual de 7,7% do seu PIB com logística, o Brasil em termos  relativos, gastou mais do que o pais americano chegando ao percentual de 10,6% do seu PIB com os custos da sua logística no transporte de cargas.Estudos indicam que enquanto os EEUA gastaram em valores absolutos cerca de R$2,08 trilhões no setor  o Brasil  no mesmo período desembolsou um total de R$391 bilhões sendo se o o nosso pais tivesse uma matriz semelhante a dos EEUA o nosso custo seria R$90 bilhões menor do que o atual. Segundo levantamento realizado pelo "Ilosos" (Instituto de Logística e Supply Chain) os mesmos indicam que o Brasil reduziu um pequeno percentual no seu transporte de cargas através das ferrovias,apresentando como índice 19,90% de participação do setor no ano de 2008,contra 19,49% em 2010.Essa pequena redução foi sentida também no mesmo período nos setores aquaviários (11,59% / 2008 para 11,39% / 2010),no sistema dutoviário (11,52% /2008 para 11,42/2010).Os aumentos na participação nesse setor ocorreram apenas no transporte aéreo com uma pequena diferença ( 0,04% / 2008 para 0,05% / 2010) e a mais significativa ocorreu no transporte rodoviário onde 64,94% de todas as cargas transportadas pelo pais em 2008 por esse seguimento, passou para 65,64% no ano de 2010.Como bem podemos observar mesmo com a tentativa do governo em aumentar e melhorar a participação  do transporte ferroviário na movimentação de cargas pelo país,ainda estamos capengando e muito no que se refere a esse setor e continua perdurando o tão nocivo privilégio para a economia do país do transporte rodoviário principalmente em se tratando de longas distâncias onde esses custos se tornam muito mais altos.Esses mesmos estudos indicam que os custos para cada mil  TKUs (Tonelada transportadas por Km útil) no transporte rodoviário é de R$216,00 contra R$38,00 do ferroviário e R$49,00 do aquaviário sendo os setor aéreo o mais caro de todos chegando aos R$1.603,00.Com relação ao transporte de gargas por ferrovias após a sua privatização as concessionárias tem priorizado os seus investimentos no material rodante tendo aumentado a capacidade dos seus vagões de 70 para 150 toneladas e a manutenção das linhas comercialmente rentáveis,já que por força do contrato licitado pelo governo apenas os investimentos sobre o material rodante serão alvo de indenizações no fim do mesmo,criando relativo desinteresse das operadoras em investir em novos ramais já que ficam de fora as indenizações por melhorias nas linhas existentes e ampliação das mesmas.Alguma coisa urgente no sentido de reverter essa situação,da subutilização do sistema ferroviário não só para o transporte de cargas,que despertam um maior interesse para os investidores do setor, mais também no que tange ao transporte de passageiros,esse que ainda com certeza apresenta números ainda muito mais inferiores em relação ao transporte rodoviário,cuja cultura "desenvolvimentista" dos governos dos últimos 60 anos privilegiou de maneira totalmente equivocado o transporte sobre pneus,em um país como o Brasil de dimensões CONTINENTAL, andando de maneira absurda na contramão da história e de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.O BRASIL PRECISA ANDAR NOS TRILHOS....MAIS QUE URGENTE,para se tonar verdadeiramente uma grande NAÇÃO já que por enquanto somos apenas um grande pais.
Fontes de consulta para dados publicados nessa matéria - Blog São Paulo Trem Jeito
Pregopontocom - 21/09/2011

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